Sexta-feira, 20 de novembro


Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado. O Dia da Consciência Negra manchado pela morte brutal de um brasileiro. João Alberto Silveira Freitas, negro, 40 anos, espancado até a morte por 2 seguranças brancos de um supermercado em Porto Alegre. O assassinato provoca manifestações antirracistas pelo país. O Brasil passa a marca de 6 milhões de casos de Covid. E para acelerar a distribuição da vacina, a Pfizer pede autorização para uso emergencial.
Caso João Alberto
Homem negro é espancado e morto em supermercado Carrefour em Porto Alegre
No Dia da Consciência Negra, o assassinato brutal de João Alberto Silveira Freitas deixou os brasileiros perplexos. O homem negro, de 40 anos, foi espancado até a morte por dois seguranças brancos de um supermercado Carrefour, em Porto Alegre.
Análises iniciais indicam que ele morreu por asfixia depois de mais de 5 minutos apanhando. Os espancadores estão presos e responderão por homicídio qualificado.
João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, foi espancado e morto por dois homens brancos em Porto Alegre.
Reprodução/Redes sociais
João Beto, como era conhecido, tinha 3 filhos e uma enteada. A mulher dele, Milena Borges Alves, disse que tentou ajudar o marido e que foi empurrada pelos seguranças.
“Eu estava pagando no caixa, daí ele desceu na minha frente. Quando eu cheguei lá embaixo, ele já estava imobilizado. Ele pediu: ‘Milena, me ajuda’. Quando eu fui, os seguranças me empurraram”, afirmou ela.
O pai de João Alberto disse que perdeu o filho em uma ‘agressão covarde’ e em um ‘ato de racismo’, denunciado por autoridades do país. O ministro do STF, Gilmar Mendes, chamou o crime de ‘assassinato brutal’. Veja a repercussão.
Após assassinato, Mourão diz que ‘no Brasil não existe racismo’
Carrefour chamou ato de criminoso e anunciou fim de contrato com empresa
Em várias cidades brasileiras, manifestantes saíram às ruas em protesto contra a morte de João Alberto. Unidades do Carrefour também foram palco de manifestações com cartazes como “Vidas Negras Importam”. Em SP, a Marcha da Consciência Negra reforçou o pedido de justiça.
Grupo ataca loja do Carrefour em SP; ninguém se feriu
No Rio, ato exigiu fechamento de unidade da rede de supermercados
Após início pacífico, protesto teve confusão em Porto Alegre
Manifestantes durante protesto dentro de Carrefour em Brasília, nesta sexta-feira (20).
REUTERS/Adriano Machado
Vacina anti-Covid
A farmacêutica Pfizer pediu autorização para o uso emergencial de sua vacina contra a Covid-19 nos Estados Unidos. A solicitação foi feita à agência reguladora do país, a FDA, depois dos bons resultados obtidos na fase 3 dos testes. A vacina, desenvolvida em parceria com a alemã BioNTech, demonstrou 95% de eficácia contra a doença.
Brasil bate marca de 6 milhões de casos registrados de Covid-19
Dez capitais têm sinal de aumento nos casos de síndrome respiratória aguda grave
Eleições 2020
Ibope em São Luís: Eduardo Braide tem 49%; Duarte Jr, 42%
Ibope em Boa Vista: Arthur Henrique, 67%; Ottaci,19%
Ibope em Rio Branco: Tião Bocalom, 65%; Socorro Neri, 28%
Ibope em Aracaju: Edvaldo, 55%; Delegada Danielle, 31%
Economia
A Receita Federal vai abrir na próxima segunda-feira (23) a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda 2020 do mês de novembro.
O lote residual será para 198.967 contribuintes, totalizando mais de R$ 399 milhões. Segundo a Receita, o dinheiro das restituições será depositado no dia 30 de novembro.
As consultas poderão ser feitas por meio da página da Receita na internet ou pelo telefone 146.
A Boa do Dia
O cantor canadense Shawn Mendes lançou nesta sexta-feira o single “Monster”. A faixa tem participação de Justin Bieber e veio acompanhada de videoclipe com a dupla.
O single faz parte do próximo álbum de Shawn, intitulado “Wonder”, que será lançado em 4 de dezembro. Confira o vídeo abaixo.
O Assunto
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.