Sexta-feira, 30 de outubro


Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado. O vice-presidente Hamilton Mourão contraria Jair Bolsonaro e diz que o governo comprará a vacina chinesa produzida em parceria com o Instituto Butantan. A quatro dias da eleição americana, o Texas já tem mais votos do que o total de 2016 no estado. Um terremoto no Mar Egeu mata e fere centenas de pessoas na Grécia e na Turquia. Depois de França e Alemanha, Bélgica impõe lockdown para conter o avanço da Covid. O governo francês reforça a segurança no país após atentado na cidade de Nice. No Brasil, o desemprego atinge o recorde de quase 14 milhões de brasileiros. A FAB conclui a apuração sobre a queda do avião que matou o cantor Gabriel Diniz e dois pilotos. E a diversidade na moda: São Paulo Fashion Week adota cota racial de 50% nos desfiles.
Guerra da Vacina
Presidente da República, Jair Bolsonaro, e o vice-presidente Hamilton Mourão
Marcos Corrêa/PR
‘Lógico que vai’, disse o vice-presidente Hamilton Mourão, em entrevista à revista ‘Veja’, sobre a compra pelo governo federal da vacina do laboratório chinês Sinovac, desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo. A declaração contraria o que o presidente Jair Bolsonaro tem dito sobre o tema. Mourão ainda afirmou que a polêmica sobre imunização é apenas ‘briga política’ com o governador de SP, João Doria, e deu ‘nota oito’ ao enfrentamento da Covid-19 no Brasil.
Brasil ainda precisa vacinar 6 milhões de crianças contra a poliomielite para bater meta
Panorama Covid
O país registrou 529 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 159.562 óbitos. Com isso, a média móvel de mortes foi de 433, com variação de -12%, indicando tendência de estabilidade. Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 5.519.528 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, e a média indica alta pelo 4º dia seguido. Cinco estados apresentam elevação no número de mortes: Santa Catarina, Espírito Santo, Acre, Amapá e Ceará. Veja os dados completos e a situação do seu estado.
10 capitais têm alta nos casos de síndrome respiratória aguda grave
‘Me desculpa aí, tá certo?’

Bolsonaro se desculpa por fala no MA; veja momentos em que presidente se desculpou
O presidente Jair Bolsonaro pediu desculpas em uma rede social por ter dito que virou “boiola” após ter tomado um refrigerante cor-de-rosa, durante visita ao Maranhão. Não é a primeira vez que o presidente se desculpa após declarações polêmicas. Veja no vídeo.
Nesta sexta, um grupo de deputados do PSOL e de ativistas de direitos humanos e da causa LGBTI+ ingressou com uma representação contra Bolsonaro na Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão em razão da declaração de caráter homofóbico.
Valdo Cruz: Bolsonaro precisa dar ‘freio de arrumação’ e acabar com intrigas no governo, avaliam assessores
Alvo de inquéritos, Weintraub é reeleito diretor-executivo do Banco Mundial
Eleições 2020
Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta (30) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para prefeito:
São Paulo: Covas, 26%; Russomanno, 20%; Boulos, 13%; França, 11%
Rio de Janeiro: Paes, 32%; Crivella, 14%; Martha, 14%; Benedita, 9%
Teresina: Dr. Pessoa, 37%; Kleber Montezuma, 22%
Cuiabá: Abílio, 26%; Emanuel, 25%; França,16%; Gisela, 16%
Campo Grande: Marquinhos lidera com 46% em 2 cenários de intenção de voto
Veja também: Justiça Eleitoral de PE proíbe atos de campanha com aglomerações
Ritmo dos jingles: forró domina nas campanhas para prefeito nas capitais
Corrida à Casa Branca
Eleitora vota de dentro do seu carro em Dallas, no Texas, no dia 15 de outubro
LM Otero/AP
A quatro dias da eleição nos Estados Unidos, o Texas já somou mais votos do que o total de 2016 no estado. Mais de nove milhões de americanos votaram no segundo maior Colégio Eleitoral do país, que geralmente apoia candidatos republicanos, mas as pesquisas têm apontado empate entre Donald Trump e Joe Biden dentro da margem de erro. No país inteiro, 84,6 milhões já votaram presencialmente ou pelo correio.
Conheça os candidatos que tiveram mais votos, mas não viraram presidente
Sandra Cohen: O que dizem os poucos jornais que apoiam Trump
2ª onda de Covid
Profissional da saúde com roupa de proteção (EPI) empurra uma maca do lado de fora de hospital em Auvelais, na Bélgica, durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19)
Yves Herman/Reuters
Depois de França e Alemanha, o governo da Bélgica anunciou um lockdown para conter a segunda onda da pandemia de coronavírus no país, segundo a agência RTBF. A medida passa a valer em 2 de novembro e se estenderá até o dia 13. Serão proibidos quaisquer eventos que tenham refeições compartilhadas. Os funerais poderão ocorrer somente com 15 pessoas. Desde sábado (24), todas as instalações esportivas e culturais na região de Bruxelas estão fechadas. Um toque de recolher da meia-noite às 5h vigora desde segunda-feira (26).
Países europeus veem risco de sobrecarga dos sistemas de saúde
Terremoto no Mar Egeu
Carro fica encoberto por escombros de prédio em Izmir, Turquia, que desabou após terremoto nesta sexta (30)
Tuncay Dersinlioglu/Reuters
 Um forte terremoto de magnitude 7 deixou 19 pessoas mortas e mais de 700 feridos na Turquia e na Grécia. O epicentro do tremor foi no Mar Egeu, próximo à ilha grega de Samos. Na cidade turca de Izmir — a terceira maior do país —, prédios desabaram e vítimas foram resgatadas dos escombros. O tremor também foi sentido em Istambul, a maior cidade da Turquia, mas não houve relatos de danos significativos.
Megaprotesto

Manifestantes participam de ato em Varsóvia, nesta sexta (30), contra restrições ao aborto na Polônia
Dawid Zuchowicz/Agencja Gazeta via Reuters
Milhares de manifestantes desafiaram as restrições impostas por causa da pandemia e tomaram as ruas de Varsóvia nesta sexta-feira (30) em protesto contra o endurecimento da lei sobre o aborto na Polônia. É a maior manifestação no país desde que o Tribunal Constitucional proibiu o procedimento em casos de má formação fetal.
França em alerta
Policial patrulha região de Montmartre, em Paris, nesta sexta-feira (30), dia de alerta máximo na França
Charles Platiau/Reuters
No dia seguinte ao atentado terrorista que deixou três pessoas mortas em uma catedral de Nice, entre elas uma brasileira, o governo da França anunciou a convocação de 3,5 mil reservistas da Gendarmerie — a guarda militar do país — para reforçar a segurança em todo o território francês a partir de segunda. Outros 3,5 mil policiais foram convocados. Por causa do ataque, a França está no nível máximo de alerta para ações terroristas. 
Amiga de brasileira fala sobre vítima: ‘Batalhadora’
Polícia prende suspeito de manter contato com assassino
Relatório técnico
O cantor Gabriel Diniz durante gravação do programa ‘Altas Horas’, na TV Globo em São Paulo, em fevereiro de 2019
Reprodução/TV Globo
Condições meteorológicas adversas, atitude e indisciplina de voo do piloto levaram à queda da aeronave que transportava o cantor Gabriel Diniz, de 28 anos, em maio de 2019. É o que aponta um relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da FAB, divulgado nesta quinta-feira (29). No acidente, morreram também Linaldo Xavier e Abraão Farias, ambos pilotos.
Números da crise
O desemprego no Brasil saltou para uma taxa recorde de 14,4% no trimestre encerrado em agosto, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua). O número de desempregados no país aumentou 1,1 milhão em 3 meses, chegando a 13,8 milhões. Em um ano, o Brasil perdeu 12 milhões de postos de trabalho e viu a população ocupada encolher para o menor contingente já registrado pela pesquisa, iniciada em 2012.
Com pandemia, governo prevê rombo acima de R$ 900 bilhões nas contas públicas em 2020
Veja cargos que tiveram maior alta em vagas de emprego entre março e setembro
Dólar fecha em queda após bater R$ 5,80 e sobe 2,13% no mês
Bovespa cai 7% na semana, a pior desde março
Rolê pela galáxia

Gif: Impressão artística da gravidade exercida pelo planeta errante, que faz a estrela pela qual passa parecer temporariamente muito mais brilhante
Jan Skowron / Observatório Astronômico da Universidade de Varsóvia, Polônia
Já pensou em largar tudo e passar a vida viajando? Não são só os terráqueos que têm esse tipo de sonho. Um grupo de cientistas da Universidade de Varsóvia, na Polônia, anunciou a descoberta de um planeta ‘viajante’. Aproximadamente do tamanho da Terra, ele fica ‘vagando’ pela nossa galáxia, a Via Láctea, por não estar ligado gravitacionalmente a nenhuma estrela. Saiba mais.
El Diez
O golaço de Maradona contra a Inglaterra em 1986 foi eleito pela Fifa em 2002 como o mais bonito da histórias dos Mundiais
Reuters
Hoje é um dia especial para os amantes da bola e, principalmente, para os argentinos. O craque Diego Armando Maradona completa 60 anos e foi homenageado por vários personagens e clubes que fazem parte de sua história. Aproveite para ver seis momentos marcantes de El Diez.
Anderson Silva se despede amanhã do UFC; relembre a trajetória
Oi, sumida!
Stuart Murdoch, vocalista do Belle & Sebastian, e Anitta
Marcelo Brandt/G1 e Laécio Lacerda/Divulgação
Seis anos depois de Anitta se declarar fã de Belle & Sebastian pela primeira vez, o líder da banda escocesa de indie pop notou a cantora. “Olá, posso escrever uma música para você? Ou é tarde demais?”, escreveu o vocalista Stuart Murdoch nesta sexta-feira (30), em português, em uma mensagem à brasileira no Twitter. A postagem foi enviada em resposta a uma publicação feita pela cantora em 2014. Leia mais.
A Boa do Dia
Desfile da grife LAB, dos artistas Emicida e seu irmão Evandro Fiotti, na Arena de Eventos do Parque do Ibirapuera na 42a. edição do São Paulo Fashion Week (SPFW) em 2016
Daniel Teixeira/Estadão Conteúdo
A principal semana de moda do país vai ter cota racial obrigatória. Pelo menos 50% dos modelos deverão ser negros, afrodescendentes ou indígenas. A decisão já passa a valer para a próxima São Paulo Fashion Week, que começa no próximo dia 4 e vai acontecer de forma virtual.
O Assunto

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.