Simpósio reúne 250 palestrantes para debater avanços no combate ao câncer

Começou nesta terça-feira (19), 8º Simpósio Internacional Oncoclínicas, que reúne médicos para debater os avanços na luta de combate contra o câncer. Desta vez, o encontro acontece virtualmente. Médicos, estudantes de medicina ou profissional especializado na área de saúde podem participar.

“O simpósio é uma tradição do grupo que vem sendo aperfeiçoado ao longo dos anos. Nele estão profissionais ligados ao câncer. A programação conta com vários temas, como a medicina de precisão. Em parelelo ao programa teremos seis cirurgias em tempo real”, explicou o presidente do Instituto Oncoclínicas, doutor Carlos Gil.

As cirugias acontecem em Belo Horizonte – uma de câncer de pulmão e uma discussão entre patologistas para um caso de linfoma – Rio de Janeiro, Salvador e Porto Alegre. São  250 palestrantes, sendo 27 internacionais. 

“É uma interação, uma troca de informação e aprendizado e quem ganha é o  paciente”, finalizou. 

Outras possibilidades de terapias para o futuro em combate ao câncer

“A medicina de precisão é um esforço coletivo mundial na caracterização dos tumores e na identificação dessas alterações que são acionáveis, no desenvolvimentos de fármacos. Ou seja, realmente é um avanço enorme na personalização do tratamento, mas podemos chegar em um limite no número de alterações que são acionáveis ou de fármacos que são capazes de bloquear essas alterações e assim, controlar a doença. O caminho é a combinação de tratamentos – combinação dos tratamentos dirigidos com a imunoterapia, ou diferentes quimioterapias com a imunoterapia. Não há dúvida que para chegar numa outra escala do uso da medicina de precisão, vamos conseguir através de novos biomarcadores e combinações de tratamentos para que aqueles já conhecidos possam tratar da melhor maneira possível”, explicou o diretor médico da Oncoclínicas Precision Medicine, Rodrigo Dienstmann.

Fique ligado!

Nesta sexta-feira vai ocorrer mais uma etapa no simpósio, das 8h às 19h. Inscrições e informações pelo site simposiooc.com.br . As vagas são gratuitas e limitadas. Até a tarde desta quinta-feira, 5.500 inscrições tinham sido realizadas para os dois dias. 

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.