Treinamento com aviões da Força Aérea Brasileira chama a atenção de moradores de Goiânia


Voos fazem parte do curso de ação de paraquedistas do Exército e de pilotos da FAB para infiltração em locais de conflito. Aviões fazem treinamento no céu de Goiânia e chamam atenção
Voos constantes de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) chamam a atenção de moradores de Goiânia. As aeronaves transportam militares que fazem parte do curso de treinamento dos novos pilotos da corporação e dos paraquedistas do Comando de Operações Especiais do Exército (Copesp).
O curso é realizado desde o dia 8 de setembro e deve terminar nesta quinta-feira (15), com possibilidade de extensão pela Aeronáutica até o próximo dia 23 de outubro. Segundo os militares, o baixo tráfego aéreo em Goiânia auxilia a realização dos voos para o treinamento, além de a capital ter questões logísticas e meteorológicas favoráveis.
“Goiânia foi escolhida, primeiramente, por questões logísticas, porque para fazer a parte do curso operacional na fase avançada com estagiários e pilotos, precisamos fazer o lançamento de pessoal e, aqui em Goiânia, a gente tem uma tropa muito operacional. Outro requisito é a questão meteorológica, por ser uma época de estiagem, com poucas chuvas e vento calmo facilita bastante para a gente essa parte do treinamento”, explicou o tenente-coronel aviador Ailton David Cabral Júnior, comandante do esquadrão.
Saltos
Os paraquedistas se preparam no antigo saguão do Aeroporto Santa Genoveva, onde entram no bimotor modelo 2312 da FAB, e seguem para os saltos em Guapó, na Região Metropolitana de Goiânia. Os saltos são realizados de uma altura de até 3 km do chão.
“Estamos exatamente de 2,5 a 3 mil metros do solo. Esse treinamento é feito para realizar uma infiltração em um lugar dominado pelo inimigo onde uma tropa normal não pode entrar. É uma das maneiras de chegar num território de conflito”, explicou um dos paraquedistas.
Segundo a equipe que comanda a ação, ao todo, mais de 700 militares participam do curso e em torno de 16 voos são realizados por dia. Em pouco mais de um mês de treinamento, mais de 1,5 mil saltos já foram realizados pelos paraquedistas.
Veja outras notícias da região em G1 Goiás.
Voos de aviões do Exército chamam a atenção de moradores de Goiânia
Reprodução/TV Anhanguera
Militares da FAB e Exército realizam treinamento em Goiânia
Reprodução/TV Anhanguera
VÍDEOS: últimas notícias sobre Goiânia e Região Metropolitana
*Jamyle Amoury é integrante do programa de estágio entre TV Anhanguera e Faculdade Sul Americana (Fasam), sob orientação de Elisângela Nascimento.
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.