Uberlândia registra queda de 61% no número de homicídios em 2020; veja balanço sobre criminalidade


Dados são referentes ao período entre janeiro e outubro e foram divulgados pela Polícia Militar nesta quinta-feira (29). Comparativo de outras modalidades também foram apresentados à imprensa. Crimes violentos caem 41% em Uberlândia
Reprodução/TV Integração
Uberlândia registrou queda de 61,4% no número de homicídios consumados entre 1° de janeiro e 20 de outubro de 2020, em comparação ao mesmo período de 2019. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (29), pela 9ª Região de Polícia Militar (9ª RPM), e contaram com outras informações; veja abaixo.
De acordo com o capitão Leandro Menezes, no ano passado foram 57 homicídios na cidade, enquanto que em 2020 foram 22. Entre janeiro e outubro, a PM também apreendeu 358 armas de fogo e prendeu 597 autores de crimes violentos. Sobre estes dois últimos dados, não foram informados comparativos em relação ao ano passado.
“A PM fica satisfeita em divulgar bons resultados de redução da criminalidade à população. Tivemos redução no número de ocorrências de crimes violentos e também tivemos aumento no número de apreensões de armas de fogo e prisão de autores de crimes”, afirmou Menezes.
Ainda segundo o capitão, o número de furtos caiu 26,7% no período. Em 2019, foram registradas 12.401 ocorrências, enquanto que em 2020 foram feitos 9.080 registros.
Além de furtos e homicídios, o número de registros de crimes violentos como estupros, roubos, extorsão, sequestro e cárcere privado também caiu 41%, entre janeiro e setembro deste ano em relação a 2019. Ao todo, foram 1.476 registros em 2020, contra 2.511 ocorrências no mesmo período do ano passado.
“É fato que o período de pandemia modificou o comportamento das pessoas e a PM traçou novas estratégias de prevenção à criminalidade. No entanto, essa redução não vem sendo vista somente neste ano, mas também nos últimos anos”, concluiu o capitão.
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.