Unioeste e Sebrae iniciam programa de inovao e empreendedorismo

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vão implantar o Programa Startup Garage, que pretende contribuir com o desenvolvimento e disseminação da cultura de inovação e empreendedorismo na universidade. A implantação do programa foi formalizada pelo vice-reitor da Unioeste, Gilmar Ribeiro de Mello, e o gerente da região Oeste do Sebrae, Augusto Cesar Stein assinaram, na quinta-feira (20).

Alunos de graduação e pós-graduação serão qualificados por meio de workshops, com estímulo à visão empreendedora. O objetivo é capacitar os estudantes para a criação de novas startups. Também será construído um Ecossistema de Inovação, dentro do Sistema Regional de Inovação (SRI), alavancando novos empreendimentos na região de abrangência da Unioeste, com geração de emprego, trabalho e renda.

“O convênio vai fomentar muitos projetos que ajudarão na formação dos nossos acadêmicos na área de gestão, empreendedorismo e inovação. É mais uma alternativa para que nossos alunos e professores atuem nessa área tão importante”, destacou o vice-reitor Gilmar Ribeiro de Mello.

Augusto Cesar Stein afirmou que tanto o Sebrae quanto a Unioeste, têm a missão e a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento da região, e o empreendedorismo é um fator fundamental.

“Temos a expectativa de que com esse projeto se abra um caminho para outras parcerias. A Unioeste é a principal instituição de ensino da região Oeste do Paraná, basicamente a mesma região de abrangência da nossa regional do Sebrae, então temos um horizonte de possibilidades muito grande. A finalidade é trabalhar com o aluno a atitude empreendedora e ferramentas para que empreenda com mais assertividade e mais sucesso”.

PRATICIDADE – O Startup Garage, além de fomentar a cultura empreendedora fornece ferramentas para que os alunos possam iniciar o seu negócio de forma prática e funcional.

A professora do departamento de Ciências Econômicas da Unioeste, Maria da Piedade Araújo, destacou a importância de incentivar a cultura do empreendedorismo e novas habilidades para os acadêmicos. “É uma oportunidade ímpar dos nossos acadêmicos unirem conhecimento à prática”, disse ela.

“Os workshops que serão disponibilizados na execução do programa irão estimular a visão empreendedora. Isto será feito desde o desenvolvimento de uma ideia até a validação. Além disso, no Startup Garage eles serão estimulados a trabalharem em equipe, aprendendo a aproveitar ao máximo a habilidade do outro”.

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”