Veja horários e regras para visitação aos cemitérios das principais cidades do Leste de MG


Em virtude da pandemia do coronavírus, algumas regras terão que ser respeitadas. Cemitério Senhor do Bonfim
Prefeitura de Coronel Fabriciano/Divulgação
Os cemitérios das principais cidades da área de cobertura da Inter TV dos Vales foram preparados para receber pessoas no feriado de Finados, nesta segunda-feira (2). Para este ano, em virtude da pandemia do coronavírus, as prefeituras tiveram que se organizar de forma diferente.
Em todos os municípios, é obrigatório o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social. Pessoas que fazem parte dos grupos de risco, devem fazer visitas em horários com menor fluxo.
Confira abaixo o planejamento em cada cidade, de acordo com informações das prefeituras.
Governador Valadares
Em Governador Valadares, os três cemitérios públicos irão funcionar de 7h às 17h. As tradicionais missas que são celebradas, não irão ocorrer. Haverá, somente, duas breves orações para os presentes às 8h e às 17h.
Um funcionário estará disponível no local para procurar túmulos para a população.
Ipatinga
Já em Ipatinga, os quatro cemitérios públicos também funcionarão de 7h às 17h. No cemitério Senhora da Paz, no bairro Veneza, e que recebe um fluxo maior de pessoas, haverá uma barreira sanitária com aferição de temperatura e higienização das mãos. O visitante que estiver com a temperatura acima do normal não terá a entrada permitida e será orientado a procurar uma Unidade Básica de Saúde.
Não ocorrerá cultos, missas e celebrações dentro dos cemitérios.
Teófilo Otoni
Em Teófilo Otoni, os cemitérios públicos funcionarão em horário normal e três missas serão celebradas por um padre da paróquia São Francisco de Assis. A primeira será às 9h, no Vale das Flores. A segunda às 14h, no Santo Antônio, e a última às 16h, no Nossa Senhora Aparecida.
Coronel Fabriciano
Já em Coronel Fabriciano, o cemitério Senhor do Bonfim, no bairro Giovanini, funcionará de 7h às 17h. No horário de visitação, duas portarias estarão abertas e com agentes de endemias e saúde disponíveis para aferir a temperatura, disponibilizar álcool em gel e também orientar quanto aos materiais que não devem ser deixados nos túmulos.
Pratinhos de plantas e embrulhos de flores em papel celofane, por exemplo, devem ser descartados. A medida tem o objetivo de evitar acúmulo de água, para não haver proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Vigilantes estarão pelo local para garantir a segurança e controlar o fluxo de visitantes. Haverá também atendimento e orientação quanto à localização dos túmulos. As missas não serão realizadas.
Os horários e as normas de segurança estabelecidas também valerão para os cemitérios no Cocais de Baixo e de Cima.
Caratinga
Em Caratinga, o cemitério Monsenhor Rocha funcionará das 7h às 17h. Na entrada do local, será montada um tenda onde agentes de saúde estarão aferindo temperatura e disponibilizando álcool em gel. Máscaras também serão disponibilizadas àqueles visitantes que estiverem sem o objeto de proteção.
Dentro do espaço, vão ser empenhadas equipes para controlar o distanciamento social da população. Uma equipe da Polícia Militar também estará no cemitério para auxiliar numa eventual demanda.
Timóteo
Já em Timóteo, os cemitérios Jardim da Saudade e Recanto da Paz funcionarão no horário de 7h às 17h. Para adentrar o local, a prefeitura disponibilizará apenas dois acessos, com lavatórios para limpeza das mãos. Além disso, agentes realizarão a aferição de temperatura nas entradas, para coibir o acesso de visitantes com sintomas de doenças respiratórias.
No espaço, não será permitido o contato direto das mãos e boca com o bebedouro. Sendo assim, as pessoas devem levar uma garrafinha de água. Para evitar aglomeração, estão proibidos cultos, missas ou celebrações. Não será permitido, também, colocar água nos vasos de flores, com o intuito de evitar a propagação do mosquito da dengue.
Haverá servidores para auxiliar a população na identificação dos túmulos.
Cemitério Jardim da Saudade
Prefeitura de Timóteo/Divulgação
Veja mais notícias da região em G1 Vales de Minas Gerais.
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.