IPVA 2021 em Pernambuco tem redução média de 3,5%; veja calendário de pagamento


De acordo com o decreto publicado no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (11), IPVA registrou queda de 5,27% para automóveis e de 2,48% para ônibus e micro-ônibus. Decreto publicado no Diário Oficial do Estado estabeleceu diminuição de 5,27% no valor do IPVA para automóveis
TV Globo/Reprodução
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o ano de 2021 em Pernambuco tem redução média de 3,5%, em comparação com o ano de 2020. O decreto de número 49.910, publicado nesta sexta-feira (11) no Diário Oficial do Estado, informou que a diminuição para automóveis foi de 5,27% e para ônibus e micro-ônibus foi de 2,48%.
Segundo a Secretaria da Fazenda, o valor do imposto é calculado a partir da variação de preços de mercado registrada nas vendas no varejo e estipulada pelo levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) feito entre setembro e outubro de 2019 e setembro e outubro de 2020. O estudo leva em conta a composição da frota de veículos tributáveis do estado em setembro de 2020.
Ainda de acordo com a pasta, os contribuintes que optarem por pagar o IPVA em cota única, no mês de fevereiro de 2021, têm um desconto de 7%. Há também a possibilidade de pagar em três vezes, sendo a primeira parcela para o mês de fevereiro.
Os carnês de pagamento devem ser disponibilizados aos contribuintes a partir de janeiro e também podem ser acessados no site do Departamento Estadual de Trânsito em Pernambuco (Detran-PE). As datas de vencimentos seguem um cronograma de acordo com o número final das placas dos veículos (confira tabela abaixo).
Calendário de pagamento do IPVA
Vídeos mais vistos do G1 nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.