Jaboatão dos Guararapes oferece exames sorológicos para detectar Covid-19; saiba como agendar


Coleta é feita nas unidades básicas de saúde do município, através de encaminhamento médico. Cidade é a primeira do estado a oferecer gratuitamente esse tipo de testagem. Jaboatão oferece exames sorológicos para detectar Covid-19
Chico Bezerra/Prefeitura de Jaboatão
Jaboatão dos Guararapes passou a oferecer, nesta segunda-feira (14), a realização de exames sorológicos para detecção do novo coronavírus. Esse município localizado no Grande Recife é o primeiro de Pernambuco a oferecer gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o teste que detecta se o paciente teve a Covid-19 recentemente ou em outros períodos, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.
Os exames são realizados no Laboratório Municipal Zeferino Veloso, no bairro de Cajueiro Seco. A coleta do sangue pode ser feita nas Unidades de Saúde da Família (USF), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e policlínicas do município, mediante solicitação médica.
De acordo com a prefeitura, os resultados de IgM (infecção recente) ou IgG (infecção passada) devem ser entregues aos pacientes em até 48 horas. Além disso, o município aumentou de 30 para 99 o número de unidades de saúde que realizam exames de detecção do novo coronavírus.
Para realizar o exame nas unidades de saúde do município, é necessário agendar o teste presencialmente. Para exames no Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) de Jaboatão, é preciso ligar para os telefones (81) 3233-6355 ou 99975-1640.
Nas unidades de saúde interligadas ao laboratório, o paciente recebe um login e uma senha, além de um QR-Code, para ter acesso aos resultados dos exames por meio da ferramenta De Olho no Exame.
Covid-19 em Pernambuco
Pernambuco confirma mais 362 casos de Covid-19 e 15 mortes
Foram registrados, nesta segunda-feira (14), 362 casos e 15 óbitos por Covid-19 em Pernambuco. Com esses dados, o estado passou a totalizar 199.046 infectados e 9.299 pessoas que morreram com o novo coronavírus (veja vídeo acima). A contagem teve início no dia 12 de março.
VÍDEOS: novidades sobre vacinas contra a Covid-19
Adicionar aos favoritos o Link permanente.