Joe Biden discursa após votação no Colégio Eleitoral confirmar vitória do democrata


Joe Biden, presidente eleito dos EUA, acena a fotógrafos após deixar uma clínica médica em Filadélfia, na Pensilvânia, no sábado (12)
Susan Walsh/AP Photo
Após o Colégio Eleitoral confirmar sua vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos deste ano, Joe Biden discursou de Wilmington, Delaware, em um chamado por união, destacando a urgência do trabalho para a contenção da pandemia de coronavírus.
Segundo prévia divulgada à imprensa, Biden sutilmente aborda as tentativas do atual presidente, Donald Trump, de reverter sua derrota, afirmando que “agora é hora de virar a página” e reforçou que “a democracia prevaleceu”.
“Nessa batalha pela alma da América, a democracia prevaleceu. Nós, o povo, votamos. A fé em nossas instituições se manteve. A integridade de nossas eleições permanece intacta. E então, agora é hora de virar a página. Para nos unirmos. Para curar”, disse o democrata.
“Se alguém não sabia antes, nós sabemos agora. O que bate no fundo do coração do povo americano é isso: democracia. O direito de ser ouvido. De ter seu voto contado. De escolher os líderes desta nação. De governar a nós mesmos.”
“Há um trabalho urgente perante todos nós”, prosseguiu o ex-vice-presidente e ex-senador. “Manter a pandemia sob controle para vacinar a nação contra este vírus. Fornecer ajuda econômica imediata, tão necessária para tantos americanos que estão sofrendo hoje — e então reconstruir nossa economia melhor do que nunca.”
“Na América, os políticos não assumem o poder: as pessoas o concedem a eles. A chama da democracia foi acesa nesta nação há muito tempo. E agora sabemos que nada — nem mesmo uma pandemia — ou um abuso de poder — pode extinguir essa chama”, acrescentou.
Vídeos: Eleições nos EUA 2020
Adicionar aos favoritos o Link permanente.