Justiça Eleitoral realiza diplomação de eleitos em Blumenau

O prefeito reeleito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), a vice, Maria Regina Soar (PSDB) e os 15 vereadores eleitos foram diplomados nesta quarta-feira (16) em cerimônia realizada no plenário da Câmara. Em função da pandemia do coronavírus apenas eleitos, autoridades e imprensa puderam acompanhar a solenidade.

Diplomação de eleitos em Blumenau é adaptada em função do coronavírus – Foto: Laide Braghirolli / CMB

Apesar de contar com a presença de todos os eleitos, o diploma em si, não foi entregue. Quando chamados, os diplomados se levantavam e o documento era apresentado em um telão. O diploma pode ser emitido pelos eleitos através do site do TRE (Tribunal Regional Eleitoral). O protocolo, segundo a Justiça Eleitoral de Blumenau, foi adotado em função da Covid-19.

A juíza da 88ª Zona Eleitoral, Simone Locks, conta que a diplomação é a última etapa de todo processo eleitoral. “É a coroação de todo esse procedimento. Agora os candidatos são diplomados para assumirem os cargos para qual foram eleitos”, explica.

Locks também fez uma avaliação do processo eleitoral em Blumenau. “Foi um pleito sereno e tranquilo. Foram poucas ocorrências, apenas aquelas normais de eleição”, pontuou a juíza.

O primeiro eleito a ser chamado foi Bruno Cunha (Cidadania), que obteve a maior votação entre os vereadores com 4.892 votos. “É uma emoção muito grande que a população da nossa cidade me deu essa honra e essa responsabilidade, não só de ser reeleito, mas com essa votação expressiva”, disse Cunha.

Na sequência foram chamados os demais vereadores. Os suplentes também foram diplomados, mas não participaram da cerimônia.

Os 15 vereadores eleitos de Blumenau foram diplomados nesta quarta – Foto: Laide Braghirolli / CMB

A vice prefeita, Maria Regina Soar (PSDB) também foi diplomada. Ela é a primeira mulher a ocupar um cargo no executivo blumenauense. “É um momento muito especial pra mim ser eleita a primeira vice-prefeita mulher de Blumenau. É um sentimento de muita emoção e de muita responsabilidade”, contou Maria Regina.

Por fim, o prefeito eleito de Blumenau também foi chamado. Mário Hildebrandt (Podemos) disse que o sentimento é de dever cumprido. “Sabemos que a população de Blumenau compreendeu nossas propostas para os próximos quatro anos e ao mesmo tempo temos a certeza do desafio que pesa sobre os nossos ombros, de responsabilidade para com a vida de cada um dos cidadãos”.

Prefeito Mário Hildebrandt durante cerimônia de diplomação – Foto: João Victor Góes / ND

Os diplomados agora serão empossados no dia 1º de janeiro. Hildebrandt e Maria Regina assumem neste mesmo dia, enquanto os vereadores começam o novo mandato apenas em fevereiro, após o recesso parlamentar. Antes, no entanto, haverá a eleição para mesa diretora da Câmara.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.