Laboratório alemão CureVac inicia última etapa de testes clínicos de vacina contra Covid-19


Estudo será feito com 35 mil participantes na Europa e América do Sul. Segunda fase de testes clínicos começou no fim de setembro. Funcionário da CureVac manipula vacina experimental contra Covid-19 em Tuebingen, na Alemanha, em foto de 12 de março
Andreas Gebert/ Reuters
O laboratório farmacêutico alemão CureVac anunciou nesta segunda-feira (14) o início da terceira e última fase dos testes clínicos em larga escala de sua vacina contra a Covid-19. O estudo será feito com 35 mil voluntários na Europa e América do Sul.
Laboratório alemão CureVac anuncia que vacina contra Covid-19 induziu ‘resposta imune’ no ensaio de fase 1
“CureVac inicia a fase global 2b/3 de seus estudos clínicos necessários para a autorização de sua candidata a vacina”, anunciou o laboratório em um comunicado.
Tecnologia chamada de RNA mensageiro: veja como funciona
O grupo farmacêutico utiliza a tecnologia do RNA mensageiro para a sua vacina (veja no vídeo como funciona), como a Pfizer/BioNTech e Moderna. “Esperamos que este estudo também demonstre a eficácia da tecnologia de mRNA”, disse o laboratório.
A segunda fase de testes clínicos começou no fim de setembro, com um estudo realizado no Peru e no Panamá com 690 voluntários. Os resultados dessa fase devem ser publicados até o fim do ano.
A Comissão Europeia reservou 225 milhões de doses desta vacina e pode encomendar outras 180 milhões “quando o laboratório demonstrar que a vacina é segura e eficaz”.
Fases da vacina
Nos testes de uma vacina – normalmente divididos em fase 1, 2, e 3 – os cientistas tentam identificar efeitos adversos graves e se a imunização foi capaz de induzir uma resposta imune, ou seja, uma resposta do sistema de defesa do corpo.
ETAPAS: por que a fase 3 dos testes clínicos é essencial para o sucesso e a segurança das vacinas
Os testes de fase 1 costumam envolver dezenas de voluntários; os de fase 2, centenas; e os de fase 3, milhares. Essas fases costumam ser conduzidas separadamente, mas, por causa da urgência em achar uma imunização da Covid-19, várias empresas têm realizado mais de uma etapa ao mesmo tempo.
Antes de começar os testes em humanos, as vacinas são testadas em animais – normalmente em camundongos e, depois, em macacos.
VÍDEOS: Novidades sobre vacina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.