Líquido escuro que poluiu rio em MT veio de antiga represa que se rompeu, diz Sema


Moradores denunciaram poluição após líquido escuro aparecer na água do rio Coxipó Açu. Líquido escuro que poluiu rio em MT veio de antiga represa que se rompeu, diz Sema
Ciopaer/MT
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, com o apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), identificou a origem do líquido que causou poluição no córrego Soberbo e, por consequência, o rio Coxipó Açu, entre Cuiabá e o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.
Amostra da água foi recolhida para análise
Reprodução
Moradores a região denunciaram o crime ambiental na manhã de quinta-feira (10) em um vídeo gravado e divulgado nas redes sociais. Eles flagraram um líquido escuro e sem cheiro caindo direto no Rio Coxipó Açu.
Na tarde desta sexta-feira (11), os fiscais constataram que se trata de uma antiga represa que se rompeu em uma propriedade rural.
Sema identificou a origem do líquido que causou poluição no córrego Soberbo e, por consequência, o rio Coxipó Açu.
Divulgação
As análises preliminares apontam que o líquido de cor escura escorreu do fundo da lagoa e foi descartada a possibilidade de poluição por produtos químicos.
A operação formada pela Sema, Delegacia de Meio Ambiente, Batalhão de Proteção Ambiental e Politec prosseguirá com as investigações sobre o ocorrido para adoção das medidas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.