Marceneiro que construiu Fusca de madeira termina de fazer carruagem: ‘Sonho realizado’


Luís Antônio dos Santos, de 54 anos, é morador de Santa Fé do Sul e ficou conhecido por suas invenções. Ele construiu a carruagem com as próprias mãos durante um ano. Luís com sua nova invenção em Santa Fé do Sul
Arquivo Pessoal
Usando o tempo livre, a imaginação e as habilidades adquiridas ao longo de três décadas de profissão, Luís Antonio dos Santos, de 54 anos, conseguiu realizar o sonho de construir uma carruagem com as próprias mãos.
Morador de Santa Fé do Sul (SP), o marceneiro também é responsável por desenhar e fabricar um Fusca revestido de madeira – invenção que ganhou notoriedade e viralizou nas redes sociais.
Em entrevista ao G1, Luís afirmou que começou o projeto de construção da carruagem em dezembro do ano passado e finalizou há praticamente um mês.
Confira detalhes da carruagem que está sendo fabricada por marceneiro em Santa Fé do Sul
Arquivo Pessoal
“A sensação é de um sonho realizado. Faz mais de 10 anos que queria construir a carruagem. Nunca tive a oportunidade de fazer. Ganho dinheiro como marceneiro e faço meus projetos. É realmente um passatempo”, contou.
Antes de atingir a meta, o marceneiro passou horas navegando pela internet e procurando modelos de carruagens dos séculos XV e XVI. Em seguida, colocou a mão na massa. Ou melhor, na madeira.
“Sou uma empresa de um funcionário só. Fabriquei as peças e fui encaixando. Comecei a fazer as rodas, depois fabriquei a traseira e a dianteira. A carruagem é toda de madeira. Fiz o modelo do chassi e mandei para um serralheiro. Não daria para fazer de madeira, porque não aguentaria”, contou.
Detalhes da carruagem revestida de madeira pelo marceneiro em Santa Fé do Sul
Arquivo Pessoal
“Acho que carruagem está chamando mais atenção do que o carro. As noivas da cidade querem usá-la. Minhas filhas também casaram esse ano e queriam entrar com a carruagem, mas tivemos que cancelar”, complementou.
Ao G1, Luís também contou que o objetivo é usar a nova invenção para andar por Santa Fé do Sul, mas que também pretende participar de alguns eventos assim que a pandemia terminar.
“Agora estou atrás de um cavalo para poder puxar a carruagem. Pedi um emprestado para poder fazer alguns testes. Fiquei muito satisfeito com a construção. Faço exatamente o que gosto”, afirmou.
Luís mostrando sua carruagem revestida de madeira em Santa Fé do Sul
Arquivo Pessoal
Fusca conversível
Marceneiro cria carro de madeira em Santa Fé do Sul
A ideia principal de Luís sempre foi construir a carruagem para ser puxada por cavalos. Contudo, o Fusca conversível revestido de madeira foi concluído primeiro.
“Acabou aparecendo a oportunidade de construir o carro e foi o que eu fiz. O Fusca teve uma repercussão muito boa”, disse.
O projeto do carro demorou cerca de um ano para ser finalizado. Durante o processo, o marceneiro usou um chassi verdadeiro de um Fusca, que recebeu em troca de um serviço prestado para uma prima.
Fusca conversível de madeira foi construído por morador de Santa Fé do Sul
Reprodução/TV TEM
A princípio, o marceneiro queria fazê-lo inteiro de madeira, mas percebeu que não poderia regularizá-lo.
Além de viralizar nas redes nas redes sociais, o Fusca ganhou o prêmio de carro mais exótico durante a exposição ‘De Volta ao Passado’, realizada no dia 7 dezembro de 2019.
“Foi o primeiro encontro que participei e a primeira vez que saí com o Fusca de madeira da minha propriedade. No ano passado, quando evento foi realizado, eu estava começando meu projeto. Então, foi muito legal”, afirmou.
Detalhes do fusca conversível construído por marceneiro em Santa Fé do Sul
Reprodução/TV TEM
Veja mais notícias da região no G1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: mais vistos do G1 na última semana
Adicionar aos favoritos o Link permanente.