MDB elege maioria dos prefeitos no Norte e Nordeste de SC

O MDB (Movimento Democrático Brasileiro) foi o grande vencedor das eleições municipais nas regiões Norte e Nordeste de Santa Catarina. Entre os 26 municípios que fazem parte das duas áreas, o partido elegeu oito prefeitos, um a mais do que em 2016.

A sigla vai comandar a prefeitura nas cidades de Garuva, Jaraguá do Sul, Massaranduba, São João do Itaperiú, Campo Alegre, Schroeder, Corupá e São Francisco do Sul. Em quatro delas, inclusive, o prefeito foi reeleito.

O segundo partido que conquistou mais prefeituras nessas eleições foi o PSDB, que elegeu prefeitos em Araquari, Monte Castelo, São Bento do Sul, Irineópolis e Porto União. Apesar de positivo, o índice representa uma queda no número de municípios administrados pela sigla, já que em 2016 eram seis cidades comandadas pelo PSDB. O partido não conseguiu reeleger Julio Ranconi em Rio Negrinho e o prefeito de Bela Vista do Toldo se desfiliou para fazer parte do PSL.

Já o PSD perdeu duas prefeituras nessas eleições, mas reelegeu prefeitos em Canoinhas e Três Barras e conquistou a administração de Itaiópolis. O PP e o PL também elegeram três prefeitos cada. A partir de 2021, o Partido Progressista vai comandar Guaramirim, Barra do Sul e Papanduva. Já o Partido Liberal administrará Itapoá, Rio Negrinho e Barra Velha.

Outros quatro partidos ganharam um município cada nessas eleições. Em Bela Vista do Toldo, o prefeito Adelmo Alberti foi reeleito, mas passou do PSDB para o PSL. Joinville elegeu Adriano Silva, primeira pessoa a comandar um município pelo Novo. Já o Podemos conquistou a prefeitura em Mafra e o Patriota elegeu o novo prefeito de Major Vieira.

Confira no mapa como ficou a distribuição de municípios por partido nas regiões Norte e Nordeste de Santa Catarina:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.