Natal Solidário do Instituto de Biodiversidade e Florestas atende escola da várzea em Santarém


Material escolar, brinquedos, álcool em gel, máscaras descartáveis e lanches foram levados para os alunos e professores da escola Felipe Corrêa Picanço. Doações foram entregues na escola Felipe Corrêa Picanço, na região do Urucurituba, em Santarém, no PA
RIDH/Divulgação
Em 2020, o Natal Solidário do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), recebeu reforço com o projeto Prevenção e combate à Covid-19 na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Felipe Corrêa Picanço, na comunidade de Campos do Aramanaí, região do Urucurituba.
O projeto desenvolvido pela Rede Integrada de Desenvolvimento Humano (RIDH) da Ufopa, aprovado no Programa de Ações Emergenciais (PAEM) de combate à Covid-19, ajudou na arrecadação de material escolar, brinquedos e lanches para levar à escola contemplada.
O material arrecadado foi entregue à escola Felipe Corrê Picanço na manhã de sexta-feira (11), por uma equipe da RIDH que utilizou as lanchas do navio Hospital Escola Abaré. A equipe levou material escolar, brinquedos, álcool em gel, máscaras descartáveis e lanches para os alunos e professores da escola, na comunidade de Campos do Aramanaí, região do Urucurituba.
A ação conjunta beneficiou, diretamente, 51 alunos da escola Felipe Corrêa Picanço e, indiretamente, também envolveu familiares e demais membros da comunidade. Houve distribuição de material de orientação para a prevenção ao novo coronavírus.
O projeto do Paem desenvolvido pela RIDH previa, diretamente, apenas essa ação em conjunto com o Natal Solidário do Ibef.
Equipe do Ibef e RIDH na escola Felipe Corrêa Picanõ, na região do Urucurituba
RIDH/Divulgação
Outros projetos da RIDH
O segundo projeto da Rede Integrada de Desenvolvimento Humano aprovado no edital do Paem é Prevenção e combate à Covid-19 nas comunidades ribeirinhas atendidas pelo Navio-Hospital-Escola Abaré nas regiões dos rios Tapajós e Arapiuns. Com maior abrangência, esse projeto recebe recursos no valor de 35 mil reais para as ações.
A partir desse projeto, a RIDH vai oferecer um kit de prevenção à Covid-19 composto por uma máscara de tecido e um frasco de álcool em gel para cada indivíduo atendido por algum serviço de saúde oferecido pelo Navio-Hospital-Escola Abaré nas próximas dez expedições a serem realizadas no ano de 2021, juntamente com material informativo. O objetivo é o de reduzir a disseminação do novo coronavírus nas comunidades ribeirinhas das regiões dos rios Arapiuns e Tapajós.
O terceiro projeto é Prevenção e combate à Covid-19 em superfícies de trabalho nos espaços da Ufopa e mapeamento epidemiológico dos servidores, com o objetivo geral de implementar protocolos de higienização das superfícies de trabalho nos espaços da Ufopa, disponibilizando materiais orientativos e produto sanitizante (álcool líquido 70%) para promover a segurança na retomada das atividades no formato presencial ou semipresencial. Também prevê monitoramento do perfil epidemiológico dos servidores durante seu retorno ao trabalho ainda em período de pandemia.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.