Sobrevivendo profissionalmente à pandemia do coronavírus

Últimas notícias -

 
Sobrevivendo profissionalmente à pandemia do coronavírus
(Foto: Pixabay / Reprodução)

A crise provocada pela pandemia fechou muitas empresas e postos de trabalho em todo o mundo, mas contrariando todas as perspectivas, há empresas buscando profissionais em diversas áreas ou desenhando o caminho pós-pandemia e já definindo que tipo de profissional vai precisar e espera contratar assim que tudo isso passar.

Desse modo, é fundamental que você esteja ainda mais preparado para transformar o cenário de crise em oportunidade real e pode ser surpreendente o novo emprego que você irá assumir se estiver disposto e preparado.

Relacionei então algumas habilidades, conhecimentos e competências que o farão distinto em meio a tantos e que poderão garantir sua permanência no mercado ou até uma nova contratação caso você também tenha sido atingido pelo tsunami provocado pelo Coronavírus.

Penso que - autoconhecimento - seja a base de tudo. Tenha consciência dos seus limites e não se conforme com eles. Você sempre poderá se surpreender com o que é capaz de fazer, desenvolver, criar e para isso, tenha sempre atitude, abertura mental, coragem, (que é bem diferente de ausência de medo) e capacidade de manter-se firme e com capacidade de retomar suas qualidades iniciais, mesmo diante de todas as pressões que vier sofrer (resiliência).

Falei que coragem nada tem a ver com ausência de medo e é isso é verdade. Ausência total de medo é loucura. O medo é fundamental para nos manter vivos e deverá estar presente para regular a consciência dos nossos limites, até que consigamos superá-los. Coragem é – mesmo tendo medo - estar apto a realizar o que precisa ser feito e faze-lo da melhor forma possível. Superando a expectativa, entregando sempre mais do que esperam que você o faça.

Fala-se muito em ousadia e ela é muito importante, desde que você consiga ser ousado sem perder a diplomacia, a sensibilidade, o carinho e o respeito.

Saber trabalhar em equipe e adaptar-se com facilidade e agilidade a novas situações (como a que se estabeleceu com o home-office durante esse isolamento) também deverão contar muitos pontos e para isso, é importante que você busque aprimorar-se em todos os campos e sentidos enquanto puder.

Não deixe de aproveitar seu tempo livre para desenvolver seus conhecimentos. Há muitos cursos nas mais diversas áreas, oferecidos pelas mais diversas instituições, a maioria gratuitamente, bastante um mínimo de conhecimento digital para aproveita-los e buscar seu aperfeiçoamento.

Acredite em você. Faça o seu novo tempo e não se deixe levar pelo pessimismo.

Como disse Nicolas Negroponte (Diretor do MIT) "O futuro já não é o que era", e se você acredita nisso, saiba que o seu - esteve, está ou estará - sempre, em suas mãos.

Escolha o tempo do verbo e vá adiante!


Fonte: Com Agências

 


 Leitores On Line