O que fazer em Guarujá: dicas de passeios para aproveitar a cidade ao máximo


O município conta com uma série de atrações e pontos turísticos a preços acessíveis, que entretêm os moradores e visitantes que buscam aproveitar com qualidade de vida. Com mais de vinte praias à disposição, várias alternativas de bares e casas noturnas, entre outras opções de lazer ao ar livre ou em shoppings e restaurantes modernos; a infraestrutura de Guarujá pode divertir e animar qualquer um, já que está em constante desenvolvimento para continuar a alegrar moradores e visitantes.
Saiba mais sobre as principais atrações do Guarujá e aproveite o melhor da cidade durante a estadia:
Praias
Algumas são bem movimentadas, outras mais desertas. De qualquer forma, Guarujá conta com 27 praias no próprio território. Dependendo do que o visitante ou morador procura, há uma opção mais adequada.
Por exemplo, a Praia do Guaiúba é ideal para famílias com crianças que buscam fugir a agitação central dos espaços mais populares.
Já a Praia de Pernambuco, conhecida pela bela vegetação, é uma escolha certeira para quem quer desfrutar da natureza, sem renunciar certas comodidades. Enquanto a Praia Sangava e Praia do Perequê são perfeitas para pesca.
Surfistas e esportistas de plantão são mais atraídos pelo mar agitado da Praia do Tombo, palco de campeonatos de surf de nível nacional e local. Mesmo que as águas não sejam recomendadas para banhistas, a orla continua como uma das mais bonitas da cidade e os vários quiosques à beira-mar permitem que a vista seja apreciada, sem que os visitantes tenham que arriscar o bem-estar.
Além disso, há inúmeras redes de futevôlei espalhadas pela areia para esportistas que preferem ficar longe das ondas.
Quem procura espaços ainda mais desertos e preservados, podem desfrutar de locais como: Praia do Éden, Praia das Conchas, Praia do Iporanga e Praia de São Pedro. Apesar de serem acessadas por um condomínio particular, a entrada é liberada ao público.
Por outro lado, quem procura mais agito pode encontrar facilmente na Praia da Enseada, a mais extensa do município e uma das mais bem estruturadas, e na Praia das Pitangueiras, uma das mais movimentadas da cidade. O motivo disso? O centro comercial do Guarujá está localizado entre essas bandas.
A Praia do Tombo é a única que possui “bandeira azul”, ou seja, a qualidade é de ótima qualidade, há segurança, acessibilidade e gestão ambiental.
Divulgação/Prefeitura de Guarujá
Mirantes
Os dois mirantes estão entre os principais atrativos do Guarujá, permitindo que moradores e visitantes vejam a beleza natural da região do alto em uma visão panorâmica. Neles, o mar continua protagonista, mas de outro ângulo.
O Mirante da Caixa d’ Água tem vista para a Praia do Tombo. Agora, quem procura por uma paisagem mais viva, precisa visitar o Mirante do Costão das Tartarugas. A formação rochosa, localizada na Praia da Enseada, permite que se observe tartarugas marinhas, enquanto buscam alimento.
Trilhas Naturais
O que não faltam no Guarujá são opções de trilhas naturais. E acredite, há muitas!
Mesmo aqueles que não se consideram os maiores fãs de aventura podem apreciar o trajeto da Prainha Branca. Reconhecida por muitos como um dos principais atrativos da cidade, trata-se de uma trilha de acesso até uma praia reclusa. Por isso, é local ideal para passar o dia ou até montar acampamento para pernoitar.
O caminho é bem tranquilo e com poucas subidas. Normalmente, os visitantes não levam mais de quarenta minutos para percorrer o trajeto.
O acesso para a Prainha Branca é por uma trilha bem sinalizada e com cerca de 30 minutos de duração.
Divulgação/Prefeitura de Guarujá
Fortes Históricos
Que tal fazer um passeio histórico, cultural enquanto aprecia uma bela paisagem? É exatamente o que uma visita aos fortes históricos de Guarujá pode proporcionar!
Notoriamente, a região conta com uma das edificações mais antigas do país e, simultaneamente, com o último forte a ser construído no Brasil. Trata-se do Forte do Itapema e do Forte dos Andradas, respectivamente.
Estima-se que o Forte do Itapema, erguido sobre as rochas próximo ao distrito de Vicente de Carvalho, já existia na metade do século XVI. Enquanto o Forte dos Andradas não foi concluído até 1942.
A construção mais recente é popular por possuir túneis com dezenas de galerias, mas para entrar no local é preciso de autorização prévia do exército local, que ministra visitas pelo espaço.
Por outro lado, o Forte do Itapema, assim como a Fortaleza Santo Amaro da Barra Grande e o Forte São Luiz/São Felipe são iguarias históricas abertas a todos os públicos. Locações perfeitas para um passeio (educacional) em família!
Aquário Acqua Mundo
Sabia que Guarujá dispõe do maior aquário de água salgada da América do Sul? Localizado na Praia da Enseada, o aquário Acqua Mundo apresenta mais de 230 espécies da fauna e flora aquática, bem como cerca de 8 mil animais separados em 35 tanques temáticos.
O tanque “Oceano” é um dos principais destaques, por permitir que os visitantes interajam com mergulhadores nadando em 800 mil litros de água salgada.
Além disso, o aquário ainda oferece oficinas temáticas, palestras, atividades educacionais e acampamento noturno.
Shoppings
O Enseada e Jequiti são alguns exemplos dos shoppings que preenchem a região guarujaense, mas a verdadeira joia comercial do município é, sem dúvidas, o La Plage.
Localizado no centro, na Praia das Pitangueiras, trata-se do maior centro comercial da cidade. Com ambiente agradável e variadas opções de restaurantes na praça de alimentação, o Shopping é muito bem localizado e oferece todos os essenciais.
A região é uma das mais agitadas durante os finais de semana, feriados e durante o verão, justamente por causa do La Plage.
Factual Imóveis pode encontrar a acomodação ideal em Guarujá e Riviera de São Lourenço
A ideia de viver em uma vizinhança tranquila, mas ainda próxima dos principais pontos de serviço e lazer parece impossível. Entretanto, é exatamente o que os moradores do Guarujá encontram: comodidade e tranquilidade, sem renunciar às vantagens de residir em uma cidade grande. Por isso, especialistas apontam que o município é uma opção ideal para quem procura viver com qualidade de vida.
Vários estudos comprovam a relação direta de ambientes naturais, como a praia, com efeitos positivos sobre a saúde e o bem-estar da população. No Guarujá, não poderia ser diferente. A cidade não é mais vista como um lugar para meramente visitar, mas como um município residencial e isso se deve a uma série de motivos.
A redatora digital, Elisa Alves de Oliveira, abdicou da vida agitada de São Paulo em favor de uma vida mais tranquila. “A capital (paulista) é uma loucura. Momentos de paz e tranquilidade são raros, porque tudo é feito na correria. Mesmo quando sua agenda está vazia, você acaba sendo levado pelo frenesi da multidão e não consegue aproveitar o dia”.
Para fugir da agitação excessiva, Elisa arrumou as malas e se mudou para o município, onde encontrou todo o necessário para usufruir o melhor da vida. “Pensei: se quero mais tranquilidade, nada como uma praia. Então, comecei a pesquisar sobre as cidades do litoral de SP. Guarujá parecia ser a mais serena e bem estruturada das opções, e realmente era! Não faltam serviços, oportunidades de trabalho e o custo de vida é bem menor”.
A redatora ainda ressalta que, mesmo em meio à tranquilidade, não faltam atrações para entreter os moradores e destaca a variedade de praias e trilhas naturais da região, bem como o aquário Acqua Mundo, os mirantes e fortes históricos.
Quem se interessou pelas atrações de Guarujá e pensa em seguir os passos de Elisa, pode contar com a Factual Imóveis para encontrar as melhores residências no Litoral Norte de São Paulo.
Para saber mais sobre as ofertas da região ou detalhes adicionais a respeito da vida no município, entre em contato pelo site ou Whatsapp (13) 2191-1800, ou contate uma das nossas seis unidades físicas.
SERVIÇO:
Telefone: (13) 2191-1800
Site: https://www.factualimoveis.com.br/
Riviera de São Lourenço
Alameda das Samambaias, 2869 – Loja 12 – Riviera de São Lourenço – Bertioga/SP
Enseada – Guarujá
Avenida Miguel Stéfano, 4695 – Enseada – Loteamento João Batista Julião – Guarujá/SP
Dom Pedro – Guarujá
Avenida Dom Pedro I, 2775 – Enseada – Dom Pedro – Guarujá/SP
Acapulco – Guarujá
Avenida Primo Prieto, 25 – Acapulco – Guarujá/SP
Jequiti – Guarujá
Avenida Marjory da Silva Prado, 1100 – Loja 37 – Balneário Praia do Pernambuco – Guarujá/SP
São Paulo
Avenida Nove de Julho, 4325 – Jardim Paulista – São Paulo/SP
Filial São Paulo (11) 3886-7800
Adicionar aos favoritos o Link permanente.