O valor do investimento em inovação

Os investimentos em startups neste ano de 2020 superaram todas as expectativas mais otimistas. Mas mesmo com a pandemia, por que estes investimentos cresceram tanto? O que fez os investidores olharem para as startups? O que nas startups os investidores olham? Acompanhe conosco.

A pandemia trouxe para o mercado muitas incertezas, e com estas incertezas veio uma crise econômica de impacto global. Com a economia em baixa, os empresários e as grandes empresas precisaram sair da sua zona de conforto e pensar diferente sobre o seu negócio.

Com esta pandemia, todo mundo se viu obrigado a inovar, compulsoriamente. Com isto, os investimentos em inovação passaram a ser vistos não como fundo perdido, mas como estratégia de sobrevivência.

“Quem não inovar, vai ficar fora do mercado nos próximos anos.”

Afirma Kauana Yrina, CEO da Condor Connect, que também representa o ecossistema de startups no grupo de trabalho de Governança ara a inovação do estado do Paraná.

Como as startups viraram alternativa para a inovação

Na verdade, as startups não viraram alternativa para a inovação. Através do processo de inovação aberta, todo o ecossistema de startups colabora com as empresas grandes e tradicionais para levar a inovação que essas organizações não conseguem criar por conta própria.

A Lei de incentivo fiscal para Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), uma lei federal que oferece renúncia fiscal para empresas que investem em inovação, existe desde 2005.

A questão aqui é que muitas destas empresas só olhavam para a inovação com as dores de dentro da empresa, somente com foco em aumentar a eficiência, a produtividade e diminuir os custos, um processo chamado de inovação fechada.

Com os desafios trazidos pela pandemia, todas as empresas se viram obrigadas a gerar inovação utilizando as dores que vieram de fora: isolamento social, trabalho remoto e mudança do perfil do consumidor.

Sem ter dentro de suas equipes estratégias e conhecimentos para gerar esta inovação com as demandas externas e modificando e criando os recursos internamente, os empresários passaram a olhara para o processo de inovação aberta como uma alternativa para gerar a solução para estas demandas.

Com isto cresceu muito a demanda também pelos serviços das startups, que já são modelos de negócios disruptivos e que olham para a inovação de fora do mercado, desenvolvendo soluções com foco no consumidor final com muito mais agilidade.

Investir em inovação através das startups foi uma solução para o problema trazido pela pandemia.

Qual o valor do investimento em inovação

A inovação é um processo de desenvolvimento e que, portanto, leva tempo e gasta alguns recursos. O processo acelerado das startups traz para a inovação muito mais agilidade em errar e aprender durante o processo, e pode fazer com que este investimento retorne mais rápido para os bolsos das empresas.

Existe no ecossistema de startups um grande movimento de grupos de investidores e fundos de investimento especializados em investir na inovação das startups, e que pode dividir o custo de inovação gasto pelas empresas.

Mas qual o valor do investimento em inovação ara as startups? Para o especialista em investimentos Odair da Rosa, Co-fundador da Magaventures Capital e Fomento, o valor está muito além do capital:

“Investir em uma boa ideia, em um bom projeto, não é só questão de capital. São as conexões e a experiência, aquela bagagem que você traz, que agrega muito mais que o capital. Ter uma startup de sucesso é mais satisfatório que apenas o lucro que esta operação pode gerar.”

O fomento agrega valor à sociedade. Para Fábio Ramos, CEO da F&M Soluções Empresariais:

“As startups precisam de um capital para iniciar suas operações. Mas o que realmente faz a diferença é a expertise que nós temos. Mostrar para elas os caminhos que se podem tomar. O importante é criar soluções inteligentes para problemas reais.”

Assista na íntegra o que o nosso bate-papo tem muito mais conteúdo para você:

Não perca a oportunidade de fazer a sua ideia acontecer. Ela pode ser o diferencial que a sociedade está precisando.  Entre em contato através do e-mail oi@condorconnect.com.br e agende a oportunidade de fazer a sua ideia decolar. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. Empreenda-se.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.