Ovitrampas são instaladas em Uberlândia para intensificar monitoramento do Aedes aegypti


Trabalho é feito com armadilhas que visam controlar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika, febre amarela e chikungunya, principalmente em períodos chuvosos. Já são mais de mil ovitrampas instaladas em Uberlândia
Prefeitura Municipal de Uberlândia/Divulgação
A Prefeitura de Uberlândia divulgou que vai intensificar, através do Programa de Controle de Zoonoses, trabalhos com as ovitrampas – armadilhas que permitem fazer o monitoramento da população de Aedes aegypti e controlar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika, febre amarela e chikungunya, principalmente em períodos chuvosos.
Além das armadilhas, o combate na cidade também conta com ações de bloqueio, visita aos imóveis fechados, residências, condomínios, recolhimento dos pneus, entre outras estratégias.
Ovitrampas
As armadilhas chamadas de ovitrampas são constituídas por um vaso de planta preto cheio de água para atrair o mosquito. Dentro do recipiente há uma palheta preta, facilitando a bota de ovos e simulando o ambiente perfeito para que eles sejam depositados. Assim, o Centro de Controle de Zoonoses (CZZ) faz uma contagem semanal deles, podendo medir a população do mosquito num raio de nove quarteirões.
A iniciativa começou com 960 armadilhas instaladas, que já foram aumentadas para 1.055 devido ao aumento das chuvas nesta época do ano. O coordenador do Programa de Controle da Dengue, José Humberto Arruda, comentou sobre a utilidade do projeto:
“Onde ele [o mosquito] surge, onde está a maior infestação, é o que queremos saber. E a ovitrampa nos traz essas informações para direcionarmos de forma mais precisa as ações”.
A Prefeitura lembra que além das medidas adotadas, conta com a ajuda da população para que esse controle seja feito. Os moradores podem denunciar possíveis viveiros pelo número (34) 3213-1470 ou pelo aplicativo “Udi Sem Dengue”, pelo qual é possível enviar fotos, vídeos e mensagens de texto ou voz.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.