Pensando em comprar um terreno? Veja dicas para acertar neste investimento


Comprar um terreno pode ser uma bom plano no longo e médio prazo, mas é importante tomar alguns cuidados antes de fechar negócio Pra quem busca comprar um imóvel, seja para investir, seja para viver, os terrenos são boas opções e podem ser investimentos vantajosos. Quando o terreno está localizado em uma região de desenvolvimento, as chances de valorização aumentam muito mais do que quando o imóvel está localizado em uma região já saturada.
Além disso, para quem pensa em construir, ter controle sobre a obra e poder fazer o projeto da casa de acordo com o que desejar e no tempo que julgar necessário também são vantagens consideráveis.
No entanto, apesar de o investimento em um terreno ser, no geral, um investimento de baixo risco, como qualquer compra, é importante tomar alguns cuidados durante a procura e a negociação. Confira cinco dicas para levar em conta ao comprar um terreno e evitar problemas:
Procure uma empresa de confiança
Se você procura comprar um lote, tenha certeza de que está fazendo essa compra com uma empresa de confiança. Pesquise sobre a reputação da empresa que está oferecendo o negócio e informe-se sobre o histórico. Observe se a empresa já possui outros loteamentos no currículo e, se preciso, visite esses lugares. Confiar no seu negociador é o primeiro passo para poder se sentir seguro ao investir.
Observe a localização
Terrenos têm uma vantagem em relação a qualquer outro tipo de investimento em bens sólidos: eles raramente desvalorizam. Na maioria das vezes os terrenos têm um caminho de valorização, e isso pode ser potencializado se você ficar atento à localização do lote.
Muitas cidades estão em processo de desenvolvimento acelerado, com melhora na infraestrutura e o surgimento de novas empresas e empreendimentos. A cidade de Araquari, no Norte de Santa Catarina, é um exemplo de cidade em desenvolvimento, cujas terras estão em constante valorização. Em 2019, em toda Santa Catarina, Araquari foi a cidade com maior aumento populacional, o que é um bom sinal de valorização futura.
Veja as condições do terreno
Fique atento ao que você vai precisar fazer para deixar o terreno apto para o que você deseja. Observe se o terreno já tem bastante área regular e fique atento ao seu tamanho, já que, em algumas situações é necessário deixar uma margem para construir. Loteamentos possuem diversas normas e legislações que estão de acordo com o plano diretor de cada cidade, e isso irá influenciar em como e se você poderá usar aquele espaço para fazer a obra que deseja no futuro.
A quantidade de pavimentos de uma obra, por exemplo, é estritamente regulada pelos códigos da cidade, assim como os recuos obrigatórios em terrenos de esquina, entre muitos outros fatores.
Além disso, algumas áreas com mata nativa possuem normas específicas para serem retiradas, sobretudo as que são nativas da região. Fique atento também à existência e a proximidade de rios e nascentes. Todas essas características do terreno influenciam tanto estruturalmente quanto legalmente na hora de construir.
É importante prestar atenção a esses fatores e, se precisar, consultar um profissional para tirar dúvidas e avaliar a viabilidade dos planos antes de fechar negócio.
Pense no projeto
Quem compra um terreno normalmente sonha em construir no futuro algo do jeito que quiser. Se você já tem um projeto em mente, avalie se a construção dele é viável no terreno que você está de olho ou, então, descubra quais ajustes você vai precisar fazer.
Se você tem uma ideia de como e o quê quer construir, coloque seu projeto no papel, considere quais as necessidades que você prioriza e quais poderão ser adaptadas a aquele espaço. O projeto também vai fazer você ter um aproveitamento melhor do terreno, levando em consideração fatores como a posição do sol, a entrada de vento, a proximidade da rua e dos vizinhos.
Confira a documentação
É muito importante que você saiba qual a situação legal do terreno que você está interessado antes de efetivar a compra. Converse com o negociador e faça uma análise no cartório e na prefeitura da cidade para ter certeza de que o terreno já está apto para construções. Terrenos com dívidas ou embargos são dor de cabeça garantida para quem está querendo construir.
É importante também prestar atenção nas documentações que são emitidas após a compra, como a certidão de propriedade. Como sempre, procure fazer negócio com empresas reconhecidas no ramo, para garantir que você não tenha outras dificuldades.
Quem pensa em investir em imóveis no Norte de Santa Catarina encontra na Irineu Imóveis não só as melhores opções do mercado, mas também o atendimento especializado para garantir uma boa transação. Acesse o site e conheça mais.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.