Penúltimo fim de semana de 2020 tem três festivais de cinema gratuitos e Porão do Rock no DF


Programação inclui exposição ‘Brasília Museu Aberto’. G1 separou principais programas. Marcelo D2, em imagem de arquvo
Ronaldo Land / Divulgação
O penúltimo fim de semana de 2020 tem atrações para todos os gostos. A agenda cultural conta com três festivais de cinema gratuitos, exposição “Brasília Museu Aberto” e Porão do Rock com shows de Marcelo D2 e Francisco, El Hombre.
Escola de Choro está com inscrições abertas para 23 cursos no DF
Festival Sabores na Mesa reúne 15 restaurante de Brasília com menus exclusivos até 10 de janeiro
Festival de Cinema de Brasília
Prêmios do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, os troféus Candago, em imagem de arquivo
Agência Brasília/Arquivo
Em cartaz desde terça-feira (15), a 53ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro termina neste domingo (20). Foram selecionados 30 filmes nacionais, entre 698 inscritos, para as mostras oficiais.
Confira aqui a programação do evento
Os longas em competição estão sendo exibidos por meio do Canal Brasil, disponível na TV por assinatura. As sessões ocorrem sempre às 23h.
Já os curtas da seleção oficial e as obras da Mostra Brasília ficam disponíveis na plataforma streaming Canais Globo durante o festival.
Uma das atividades desta reta final é um debate com a cineasta Edileuza Penha. A atividade acontece pelas redes sociais no sábado (19), às 11h.
Semana da Consciência Negra: documentarista e professora do DF busca espaço para narrativas que abordem questões sociais
Filmaê
Filme “Sinfonia da destruição”, participante do Festival Fimaê
Divulgação
Já o Festival Filmaê traz para o público 117 filmes feitos com o telefone celular. As produções ficam disponíveis, de forma gratuita, no site do festival, até este sábado (19).
O Filmaê, que está em sua segunda edição, estava marcado para o mês de maio. No entanto, precisou ser adiado por conta da pandemia do novo coronavírus.
Na programação também estão previstas oficinas e palestras gratuitas que, segundos os organizadores, são atividades que servem para aprofundar temas relacionados com as técnicas de audiovisual a partir de dispositivos móveis.
Veja programação completa
O festival será encerrado, no sábado, às 17h, com uma cerimônia transmitida ao vivo pelas redes sociais, na qual serão anunciados os filmes vencedores na Mostra Competitiva Nacional.
Brasília Museu Aberto
Painel de LED com imagem da Catedral de BRasília
Alex Flemming
A exposição “Brasília Museu Aberto” ocupa diversos cantos da capital federal, com obras de arte, até o dia 17 de janeiro de 2021. A iniciativa exibe pinturas, desenhos e esculturas por meio de painéis de LED, também conhecidos como outdoors eletrônicos, que estão fixados no seguintes locais:
Aeroporto JK
EPTG, na altura da CEB, no sentido Plano Piloto
Entrada do Park Shopping
L2 Sul, na altura da quadra 608
Pontão do Lago Sul
A mostra é resultado de uma adaptação feita por conta da pandemia. O projeto anterior previa uma exposição no Salão Negro do Congresso Nacional em abril, como homenagem aos 60 anos da capital. Também é possível ver as obras expostas nas redes sociais e na internet.
Como parte da programação, foi disponibilizado gratuitamente, no site da mostra, um e-book sobre os temas da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
No evento serão realizadas ainda palestras virtuais pelas redes sociais sobre temas como meio ambiente, memória e patrimônio histórico e cultural brasileiro.
Veja abaixo a palestra programada para este fim de semana:
18 de dezembro, às 15h
“A importância do Cerrado como Patrimônio Nacional”, com professora Rosângela Azevedo Corrêa da UnB
Porão do rock
Banda Francisco, El Hombre, em imagem de arquivo
Julia Rodrigues / Divulgação
Com transmissão ao vivo e gratuita de shows, a partir das 18h, o festival Porão do Rock acontece neste sábado (19) e domingo (18). No primeiro dia, bandas como Dead Fish e Krisiun sobem ao palco.
Acesse aqui a programação completa do Porão
A noite de sábado termina com a transmissão do filme “Temple of Shadows in Concert”, de Edu Falaschi. No domingo (20), as atrações misturam rock com influências do pop, rap e outros estilos. Entre os convidados, estão os artistas Marcelo D2 e Francisco, El Hombre.
A transmissão do Festival será feita de um palco montado em Brasília. A apresentação do evento fica por conta do músico Fred Castro, ex-baterista do Raimundos.
Uma novidade deste ano é que está sendo realizada uma campanha online de arrecadação de dinheiro para o coletivo Backstage Brasília, formado por profissionais da área da cultura que atuam na técnica.
Livro reúne fotos dos bastidores de bandas brasilienses como Legião Urbana e Capital Inicial
Yoga e respiração
Aplicação de Reiki
Comunidade Criativa Infinu/ Divulgação
Para dar espaço para práticas saudáveis, a comunidade criativa Infinu, que fica na W3 Sul, tem na programação deste fim de semana atividades de yoga e respiração. O espaço conta ainda com duas feiras: uma de plantas e outra de bicicletas.
Na comunidade, também está em cartaz a exposição gratuita do artista venezuelano Rámon Maldonado Díaz. A visita pode ser feita de terça a domingo, das 10h às 22h. Veja abaixo a programação:
Sábado (19)
8h: Respiração Consciente (Introdução ao Pranayama) com Fernanda Castello Branco
9h: SwáSthya Yoga Técnica Físicas do Yoga (Ásana) com Raphael Barros
10h às 19h: Feira Frescor, com plantas e terrários
10h às 16h: Plantão Respiração com reiki (Bruno Tartalho), tarot intuitivo (Mariel Egler) e orientações de vaporização uterina (Aline Dantas). Para participar, é preciso fazer a reserva pelo WhatsApp (61) 98626-3732 e pagar um valor entre R$ 30 e R$ 50.
Domingo (20)
8h: Yoga Hatha com Fernanda Castello Branco
9h: Meditação do dia a dia com Bruno Tartalho
10h às 16h: Feira de Bikes com bicicletas usadas, novas, exóticas e elétricas
10h às 19h: Feira Frescor, com plantas e terrários
Equilíbrio sobre duas rodas em bicicleta adaptada
Comunidade Criativa Infinu/Divulgação
Filmes 360 graus
Para quem quer curtir um filme do sofá de casa, o Festival Curta Brasília é uma opção. O evento exibe 19 curtas-metragens nacionais de graça. Para assistir, basta fazer o cadastro na plataforma Looke.
Neste ano o evento terá, além dos filmes disponíveis na plataforma, produções em 360 graus na Mostra Internacional CVR, tudo disponível de graça em um site de realidade virtual.
A programação internacional traz 13 produções com o tema “Políticas da Natureza e Deslocamentos – mudanças climáticas e diásporas humanas”. Os filmes foram feitos no Brasil, Estados Unidos, Egito e em países europeus.
Na Mostra Internacional CVR, o público vai poder criar avatares que passeiam e interagem no ambiente virtual, assim como era feito presencialmente no hall do Cine Brasília.
Veja programação do festival
O Festival Curta Brasília é realizado pela empresa Sétima Cinema, com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal. O evento também conta com patrocínio das embaixadas dos Países Baixos e da França.
Lives
Farlley Derze Trio
Divulgação
O “Sextas Musicais” desta semana traz o grupo Farlley Derze Trio com a apresentação “Jazz Christmas”. A live natalina começa neste dia 18 de dezembro, às 20h, no YouTube.
No show, canções como Jingle Bells, We wish a Merry Christmas e White Christmas com versões repaginadas.
“As músicas serão apresentadas com um tratamento harmônico e rítmico diferente daquele que se costuma ouvir”, conta Farlley Derze.
Também tem live em comemoração aos 250 anos do nascimento do compositor Beethoven. Em mais um show em homenagem ao artista, a Cia de Cantores Líricos de Brasília faz duas apresentações, pela internet, na sexta-feira (18) e no domingo (20), às 20h.
CCBB educativo especial Natal
Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, no DF, em imagem de arquivo
Divulgação
No Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília serão realizadas duas atividades educativas neste fim de semana. Os encontros são gratuitos e acontecem no sábado (19), em dois horários: às 10h e às 15h (veja detalhes abaixo).
Confira aqui as atividades online do CCBB Educativo
O programa CCBB Educativo – Arte & Educação terá uma oficina de como fazer cartões de Natal, às 10h, e outra focada em atividades artísticas de criação, às 15h.
Para participar, é preciso emitir o ingresso pela internet. É permitido apenas um bilhete por CPF, sendo que o representante pode levar até cinco pessoas. A capacidade máxima da atividade é de 18 pessoas.
O acesso ao CCBB é gratuito, no entanto, ante de ir é preciso retirar o ingresso pela internet. Como medida de prevenção à Covid-19, é obrigatório uso de máscara, a aferição de temperatura na entrada e o respeito às demarcações de distanciamento social.
Teatro infantil
Outra opção de programa cultural para a criançada são as apresentações de teatro encenadas aos sábados e domingos, a partir das 16h, no shopping Pátio Brasil, na Asa Sul.
Neste fim de semana, a peça em cartaz é “Natal das Princesas”. Para assistir, basta retirar o ingresso, com antecedência, pelo aplicativo do Pátio Brasil para IOS ou Android.
Segundo os organizadores, o limite de público é de 50 pessoas por apresentação. O objetivo é manter o distanciamento social, por causa da pandemia do novo coronavírus. As máscaras serão obrigatórias.
Veja o que fazer em Brasília no G1 DF.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.