Problema no site do TRE impede diplomação da prefeita de Itapetininga


Vereadores eleitos da cidade também não conseguiram acesso. Nova tentativa será feita nesta sexta-feira (18) Prefeitura de Itapetininga (SP)
Heloísa Casonato/G1
Um problema no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo impossibilitou Simone Marquetto (MDB) ser diplomada, nesta quinta-feira (17), prefeita de Itapetininga (SP). Pelo mesmo problema passaram alguns vereadores eleitos na Câmara Municipal.
Segundo a assessoria da Prefeitura de Itapetininga, Simone Marquetto não conseguiu acessar o site. Foram várias tentativas, mas em todas elas o sistema aparentava estar fora do ar.
A prefeita eleita em Itapetininga para administrar a cidade entre 2021 e 2024 fará uma nova tentativa nesta sexta-feira (18). Segundo o TSE, esse seria o prazo previsto no calendário eleitoral para a diplomação dos eleitos nas eleições municipais de 2020.
O mesmo problema foi enfrentado por vereadores eleitos de Itapetininga. A assessoria de comunicação do Legislativo não soube informar o número exato de parlamentares que passaram pela mesma situação.
O TRE-SP foi questionado sobre o problema, mas não encainhou uma resposta.
Diplomação virtual
Neste ano, a diplomação dos eleitos será feita de forma virtual. O motivo é a pandemia do novo coronavírus.
Tradicionalmente, a diplomação é realizada de forma presencial na Câmara Municipal de Itapetininga. Desta vez, será feita a distância em sintonia com a série de medidas adotadas pelo TSE para preservar a saúde dos eleitores, mesários e candidatos das eleições de 2020.
A diplomação encerra o processo eleitoral e habilita o eleito a tomar posse no seu respectivo cargo. Todos os candidatos vitoriosos e suplentes, até a terceira colocação, podem emitir o diploma de forma on-line diretamente no site de cada Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Segundo o Código Eleitoral, no diploma está o nome do candidato, a indicação da legenda sob a qual concorreu, o cargo ou a sua classificação como suplente. Outros dados podem ser inseridos a critério do juiz ou do tribunal.
Já a posse da prefeita, do vice e dos vereadores será realizada em 1º de janeiro, às 16h, na Câmara de Itapetininga. O acesso de pessoas será limitado, por conta da pandemia. Cada parlamentar terá direito a dois convidados durante a cerimônia.
Reeleita
Simone Marquetto (MDB) foi reeleita prefeita de Itapetininga em 15 de novembro. O mandato valerá de 2021 a 2024.
Ela recebeu 46.913 votos dos 114 mil totais, ou 61,91% dos votos válidos. O candidato Milton Nery (PSB) conseguiu 15.466 votos. Ricardo Barbará teve 10.996 votos, enquanto Fuad (PT) teve 1.542 votos e Professor Vinícius Válio (PSOL) teve 857 votos.
Na Câmara, entre os 19 vereadores eleitos em Itapetininga, 11 deles conseguiram a reeleição.
Veja mais notícias no G1 Itapetininga e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.