Procon interdita Retrô por causa de aglomeração em torneio de futebol e desrespeito a regras da pandemia


Segundo o órgão de defesa do consumidor, ação ocorreu nesta quinta (17), em Aldeia, em Camaragibe, no Grande Recife. Procon disse que havia cerca de 300 pessoas no local e algumas sem máscaras. Complexo esportivo do Retrô Futebol Clube, em Aldeia, foi interditado pelo Procon, nesta quinta (17), por descumprir regras na pandemia
Procon/Divulgação
O Retrô Futebol Clube, localizado em Aldeia, em Camaragibe, no Grande Recife, foi interditado, nesta quinta (17), pelo Procon de Pernambuco, por provocar aglomeração e descumprir as regras para evitar a disseminação do novo coronavírus. Um torneio de futebol de crianças e adolescentes estava sendo realizado no complexo esportivo, apesar das normas implementadas pelo governo na pandemia.
Veja a média móvel da pandemia em Pernambuco
Saiba o que é #FATO ou #FAKE sobre o coronavírus
Coronavírus: confira perguntas e respostas
Imagens enviadas para o WhatsApp da TV Globo mostraram vários jovens andando nas proximidades do clube, com uniformes de times de futebol.
Havia muitos carros estacionados dos dois lados da pista, provocando engarrafamento na área do quilômetro 5,5 da Estrada de Aldeia. Outro vídeo mostrou o complexo esportivo lotado.
Segundo o secretário de Justiça de Pernambuco, Pedro Eurico, o torneio reuniu cerca de duas mil crianças e adolescentes.
O Procon disse que a fiscalização encontrou no clube mais de 300 pessoas aglomeradas e circulando na área dos campos de futebol. Algumas estavam sem máscaras, segundo o órgão.
“Interditamos o clube por descumprimento do decreto governamental que proíbe aglomerações”, afirmou o secretário.
De acordo com a Secretaria de Justiça do estado, as disputas foram organizadas pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF), com “apoio de várias entidades”.
O Procon informou que o clube ficará interditado por tempo indeterminado. O Retrô terá um prazo para se defender e “deverá se comprometer a cumprir o decreto”.
“Ficam interditados o campo e o evento. O clube foi notificado e terá que pagar multa”, afirmou Pedro Eurico. O valor da infração não foi informado.
Procurados pelo G1, o proprietário do Retrô, o empresário Laércio Guerra, e o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, não foram encontrados para falar sobre a interdição.
Bar superlotado é interditado em Olinda por descumprir regras de prevenção à Covid-19
Balanço
Desde o início da pandemia, em março, o Procon fiscalizou 247 bares e restaurantes. Nesse período, houve 15 interdições de estabelecimentos que estavam descumprindo medidas de prevenção à Covid-19. Uma das ações ocorreu em Olinda, onde um bar foi fechado por causa de superlotação (veja vídeo acima).
No feriado prolongado de Nossa Senhora da Conceição, houve flagrante de mais de mil pessoas em festa em Jaboatão e interdição de bares no Recife após registro de aglomeração.
Covid-19 em Pernambuco
Pernambuco chega a 203.497 casos da Covid-19 e 9.361 mortes
Foram confirmados, nesta quinta-feira (17), 1.646 casos e 22 mortes por Covid-19 em Pernambuco (veja vídeo acima). Com isso, o estado passou a totalizar 203.497 infectados e 9.361 óbitos devido ao novo coronavírus. A contabilização teve início no dia 12 de março.
VÍDEOS: Novidades sobre as vacinas contra a Covid-19
Initial plugin text
Adicionar aos favoritos o Link permanente.