Professora compõe canções para homenagear alunos, e criança de 5 anos agradece: ‘Fiquei muito emocionada’


Ana Letícia, que dá aulas de musicalização em quatro escolas de Curitiba, passou a fazer homenagem para o aniversário de cada aluno. Segundo ela, ‘carinho faz ver que o trabalho vale a pena’. Professora do ensino infantil se adapta e leva música e aprendizado aos alunos
Para amenizar a saudade, uma professora do ensino infantil encontrou na música uma nova forma de se aproximar dos alunos e encurtar a distância durante as aulas online por conta da pandemia da Covid-19.
Ana Letícia, que dá aulas de musicalização em quatro escolas de Curitiba, passou a compor canções especiais e personalizadas para homenagear cada aluno.
“Eu faço composições para o dia do aniversário deles. Os pais e a escola me mandam um texto, e aí eu faço uma poesia e então a música em cima do que criei”, contou a professora.
Ela, que chegou a compor 10 músicas por dia, vê no reconhecimento e carinho das crianças a recompensa pelo trabalho.
A aluna Alice, de cinco anos, chegou até mesmo a inventar uma música para agradecer.
“Adorei essa parte, fiquei tão emocionada que comecei a cantar para todo mundo. Muito obrigada pela música”, disse a menina.
Para agradecer, Alice, de cinco anos, chegou a compor uma música para a professora
Reprodução/RPC
Segundo a professora, o reconhecimento é parte emocionante do trabalho, tão diferente e difícil neste ano de pandemia e distanciamento social.
“Eu fico emocionada quando a família e as crianças agradecem. Mandam mensagem em texto dizendo que ficaram emocionados, choraram. Quando recebo esse carinho eu sinto que todo esse trabalho vale muito a pena”, ressaltou Ana Letícia.
Ela chegou a reencontrar os alunos em poucas aulas presenciais no segundo semestre deste ano, quando houve liberação por parte do governo estadual. Segundo Ana, com todos os cuidados e medidas de segurança que o momento exige.
De volta às aulas exclusivamente pela internet, a professora reconhece as dificuldades que a pandemia impôs à educação, em especial de crianças, e valoriza o aprendizado que o momento permitiu.
“Tive que ser muito criativa para manter crianças tão pequenas na frente das telinhas. Usei materiais que eles teriam em casa para mantê-los ali. Perdi de ter o contato físico com as crianças em um período, mas ganhei em outros conhecimentos e buscar novo conhecimento em outras áreas”, reforçou.
Ana Letícia criou composições para homenagear cada aluno durante a pandemia
Reprodução/RPC
Foi com esses materiais simples que a celebração de Natal entre a professora e as crianças aconteceu, pela internet, com a música como forma de união com as crianças.
No violão, a professora cantou canções natalinas, enquanto os pequenos participavam com chaves que pareciam sinos.
VÍDEO: Vacina contra a Covid-19 no Paraná
Veja mais notícias do estado em G1 Paraná.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.