Queijo coalho, banana e castanhas: aprenda a fazer mousse com ingredientes tradicionais do RN


Receita é do gastrólogo potiguar Alexandre Dantas, que substitui produtos importados por ingredientes regionais. Mousse de queijo coalho, com banana e farofa de castanha de caju
Amanda Melo/Inter TV Costa Branca
Nas ceias de fim de ano é comum se usar nozes e amêndoas, queijos às vezes importados, e frutas secas. Mas sempre é possível substituir os ingredientes mais caros por outros similares e de excelente qualidade.
Pensando nisso, o gastrólogo potiguar Alexandre Dantas desenvolveu uma receita de mousse substituindo esses ingredientes por outros regionais, tradicionais no Rio Grande do Norte: queijo de coalho, banana e castanha de caju.
Ingredientes:
Para a mousse:
400 g de queijo coalho ralado
395 de leite condensado (1 caixa)
200 g de creme de leite ( 1 caixinha pequena)
24 g de gelatina em pó sem sabor (1 envelope )
200 ml de leite
1 pitada de sal
40 ml de água morna
Para o doce de banana
4 bananas maduras cortadas em rodelas
350 g de açúcar cristal (2 xícaras)
150 ml de água morna (1 xícara)
Farofa de castanha
150 g de castanha de caju
Mousse de queijo coalho com castanha de caju e banana
Amanda Melo/Inter TV Costa Branca
Receita
O primeiro a se fazer é o mousse. Dentro de um recipiente com água quente coloque a gelatina e mexa até dissolver completamente. Depois, reserve. No liquidificador, bata os outros ingredientes: queijo, leite, o creme de leite, o leite condensado e uma pitada de sal.
Bate tudo no liquidificador até formar um creme. Quem preferir mousse mais lisinha pode deixar bater mais tempo. Depois, coloca a gelatina e bate mais um pouco.
Para o doce, comece colocando o açúcar na panela, mexendo em fogo baixo até derreter e virar um caramelo.
Quando o açúcar estiver completamente derretido, coloque a água aos poucos e espere o caramelo ficar novamente homogêneo, pra só então colocar as bananas cortadas em rodelas. Baixa o fogo e deixa elas cozinhando até que fiquem douradas e a calda encorpada. Depois é só desligar o fogo e aguardar esfriar.
Para a farofa, é só picar as castanhas com uma faca formando uma farofa. Depois, em uma frigideira antiaderente, leve as castanhas para assar em fogo baixo, mexendo sempre, até que fiquem levemente torradas.
Para montar a sobremesa, coloque em um recipiente a camada de mousse, deixando espaço para as camadas que virão na sequência. Deixa ela gelar e depois que estiver consistente, por cima, coloque uma camada do doce de banana e por último a farofa de castanha de caju. Leva tudo para a geladeira e depois é só servir.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.