Rio do Sul vai comprar insumos para aplicação da vacina contra o coronavírus

O prefeito de Rio do Sul, José Thomé (PSD), anunciou nesta quinta-feira (10), que o município vai antecipar a compra de 20 mil agulhas e 30 mil seringas descartáveis para a vacinação da Covid-19 no município.

Prefeito de Rio do Sul, José Thomé anuncia compra de agulhas e seringas descartáveis para a vacina da Covid-19 – Foto: Divulgação / Prefeitura de Rio do Sul

Thomé antecipou que, inicialmente, 20 mil pessoas serão imunizadas. Profissionais da saúde, idosos e portadores de doenças crônicas terão prioridade. O restante da população terá direito à vacina, mas em fases seguintes.

José Thomé também informou que o município aguardará as tratativas do Ministério da Saúde sobre quais vacinas serão enviadas, assim como ocorre em outras campanhas de imunização. Porém, se necessário, a cidade vai comprar o imunizante por conta própria. Para isso, R$ 2 milhões estariam reservados para comprar a vacina, caso não venha do Governo Federal.

“Temos recursos garantidos para isto e, se necessário, daremos procedência a compra daquela vacina que já estiver aprovada. Não podemos ficar no final da fila para a imunização de nossa comunidade”, destacou.

A prefeitura também busca parcerias para armazenar as doses da vacina nas condições de refrigeração adequadas que serão determinadas pela Anvisa e fabricante. “Estamos nos adiantando e já organizando as unidades que receberão as doses para fazer a vacinação de forma segura para a população. Bem como planejando a ampliação de equipe para esse trabalho”, escreveu Thomé em uma rede social.

Vacina em Blumenau

Assim como Rio do Sul, Blumenau espera receber a vacina do Ministério da Saúde. Durante transmissão na última quarta-feira (9) o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), disse que o município seguirá o Plano Nacional de Imunização.

No entanto, em caso de necessidade, Blumenau pode adquirir a vacina Coronavac via Fecam (Federação Catarinense de Municípios). Hildebrandt também disse que a cidade já planeja a logística para aplicação da vacina.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.