Rio Itajaí-Açu, em Blumenau, pode atingir 6,2 metros nesta quinta

O grande volume de chuva que caiu no Alto Vale do Itajaí causando mortes e destruição durante a madrugada desta quinta-feira (17) fez o nível do Rio Itajaí-Açu, em Blumenau, subir rapidamente. A medição realizada às 16h, aponta que o nível está em 5,99 metros.

De acordo com a previsão do Ceops (Centro de Operações do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açu), o pico deve ocorrer às 20h, com 6,2 metros.

Rio Itajaí-Açu em Blumenau pode atingir 6,2 metros nesta quinta – Foto: Divulgação/ND

As primeiras casas são atingidas quando o Rio Itajaí-Açu está com 7,1 metros, mas a situação de enchente só caracterizada oficialmente quando o rio atinge 8 metros. Até o momento nenhuma ocorrência foi registrada.

De acordo com o secretário Municipal de Defesa Civil, Cel. Carlos Olímpio Menestrina, a previsão considera que o nível do Rio Itajaí-Açu está diminuindo em Rio do Sul e que neste momento não há registro de chuva na região.

Ainda de acordo com Menestrina, a Defesa Civil também monitora locais com potenciais riscos de deslizamentos. Moradores de regiões com históricos de ocorrências foram precisam ficar atentos, assim como aqueles que residem em áreas de encostas.

Em caso de emergência, acione o Corpo de Bombeiros através do número 193 ou a Defesa Civil pelo 199.

>> Leia também: Blumenau arrecada mantimentos para Presidente Getúlio e Ibirama.

Alerta para risco de temporais nos próximos dias

No início da tarde desta quinta-feira (17), a Defesa Civil de Blumenau divulgou um aviso meteorológico com a previsão do tempo para os próximos dias no município. Segundo o alerta, existe a possibilidade de chuva e temporal nos próximos três dias.

Podem ocorrer descargas elétricas, rajadas fortes e momentâneas de vento, chuva intensa em curto espaço de tempo e queda de granizo de forma pontual.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.