Rio Preto adota novas regras e proibições para reduzir transmissão da Covid-19


Cidade acumula 31.109 moradores contaminados pela Covid-19; 29.184 estão recuperados e 835 morreram. Número de casos positivos, mortes e internações aumentou nas últimas semanas. Secretário de Saúde de Rio Preto, Aldenis Borim, durante entrevista coletiva
Reprodução/Facebook
O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus de São José do Rio Preto (SP) anunciou na tarde desta sexta-feira (11) novas regras para funcionamento de estabelecimento comerciais visando à redução da transmissão da Covid-19.
Desde o início da pandemia, a cidade acumula 31.109 moradores contaminados pela Covid-19, dos quais 29.184 estão recuperados e 835 morreram.
De acordo com o Secretário de Saúde de Rio Preto, Aldenis Borim, o número de casos positivos, internações e mortes aumentou nos últimos dias, o que está gerando preocupação.
A situação levou o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus a impor novas medidas no município. Os novos protocolos e deliberações estão disponíveis no site da prefeitura.
Proibições
Entrar em qualquer estabelecimento com capacidade acima de 40% de público (conforme definido no alvará do corpo de bombeiros).
Entrar com acompanhantes em estabelecimentos comerciais.
Atender clientes nas áreas externas do estabelecimento, como na calçada.
Realizar festas ou quaisquer eventos de lazer, inclusive festas de particulares.
Vender bebidas alcoólicas após as 20h em restaurantes e lojas de conveniência.
Música ao vivo em bares e restaurantes.
Regras
Os eventos permitidos são os que têm finalidades comerciais, culturais, organizacionais, institucionais, políticos e religiosos. Esses eventos poderão ser realizados com no máximo
50 pessoas, em áreas de permanência de público iguais ou superiores a 300m².
10 pessoas, em áreas de permanência de público inferiores a 300m2.
Os eventos devem ser comunicados ao Comitê com pelo menos dez dias de antecedência pelo e-mail.
O horário de funcionamento do comércio é ampliado de 10h para 12h.
Bares podem funcionar até as 20h e não mais até as 22h.
A limitação é de quatro pessoas por mesa nos bares e restaurantes ou até 6 pessoas em mesas que garantam distanciamento mínimo de 1 metro entre pessoas.
Bufês e casas noturnas podem funcionar como bares e restaurantes, obedecendo as mesmas regras
Transportes turísticos ou com finalidade recreativa e de lazer, tais como “trenzinhos e ônibus adaptados para lazer” deverão controlar o acesso de pessoas, sendo a capacidade máxima de 40% de pessoas, considerado o total de assentos disponíveis.
Veja mais notícias da região no G1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: mais vistos do G1 na última semana
Adicionar aos favoritos o Link permanente.