São Carlos monta força-tarefa para capturar lobo-guará


Aparentemente, animal está debilitado e parece estar com sarna. Ele foi visto na região da UFSCar e nos condomínios e residenciais que ficam às margens da SP-318. São Carlos monta força-tarefa para capturar lobo-guará debilitado
Divulgação/Prefeitura Municipal
São Carlos (SP) montou uma força-tarefa para tentar resgatar um lobo-guará debilitado e aparentemente com sarna que está circulando na região norte da cidade.
A iniciativa conta com a participação de representantes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), ONG Mata Ciliar e Prefeitura Municipal.
Registros
O animal foi visto andando pela UFSCar, na região do Parque Ecológico, condomínios e residenciais localizados às margens da Rodovia Engenheiro Thales Lorena de Peixoto Júnior (SP-318), que liga São Carlos a Ribeirão Preto (SP).
Estratégia
Uma reunião entre as entidades foi feita na sexta-feira (11) e algumas estratégias foram traçadas, sendo que a primeira delas é a captura do animal para avaliação e tratamento.
Para auxiliar nesta primeira etapa, as instituições pedem o apoio da população. Quem ver o lobo-guará circulando pela região deve acionar a Polícia Ambiental pelos telefones (16) 3368-4724 ou (16) 3368-3044.
A orientação é que ao avistar o animal, as pessoas não devem assustá-lo ou encurralá-lo.
Segundo os representantes das instituições, o lobo-guará é um animal ágil e a captura é uma operação que exige planejamento e cuidado, principalmente para não colocar o bicho em risco.
Após a captura, o animal será encaminhado para tratamento e depois da recuperação será devolvido à natureza.
Veja mais notícias da região no G1 São Carlos e Araraquara.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.