Secretaria de Saúde de Aracaju estima imunizar mais de 126,4 mil pessoas contra a Covid-19 no município


A decisão foi tomada em reunião da equipe técnica para planejamento da vacinação na capital. Vacina contra Covid-19
PA Media/Arquivo
A Secretaria Municipal da Saúde informou que pretende seguir o plano do Ministério da Saúde e imunizar contra a Covid-19 mais de 126.400 aracajuanos. A decisão foi tomada nessa sexta-feira (11) em reunião da equipe técnica para planejamento da vacinação na capital.
Estimativa inicial da Secretaria de Saúde de SE é vacinar mais de 300 mil pessoas
Na primeira fase, devem receber a vacina trabalhadores da área de saúde e idosos com mais de 75 anos e idosos acima de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência. Na segunda fase, serão imunizados idosos entre 60 e 74 anos em qualquer situação. Na terceira fase, serão imunizados pessoas com condições de saúde relacionadas a casos mais graves da covid-19. E a quarta fase abrange professores, profissionais da segurança, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.
De acordo com a secretária da pasta, Waneska Barboza, a Prefeitura já estuda a ampliação de rede de frios (locais de armazenamento de vacinas), quantitativo de Unidades Básicas de Saúde que irão disponibilizar o imunobiológico, público prioritário e a necessidade de aquisição de insumos
“Montamos um planejamento para atender a população com segurança e com tranquilidade. É importante ressaltar que temos três vacinas contra a Covid em análise e que toda ação do município será de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde”, explica Waneska.
Planejamento
A proposta inicial é que a vacinação seja realizada em 40 unidades básicas de saúde. Destas 13 funcionam em horário estendido e as salas de vacina deverão abrir de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h.
São elas: Hugo Gurgel (Coroa do Meio), Francisco Fonseca (18 do Forte), Max Carvalho (Ponto Novo), Antônio Alves (Atalaia); Dona Jovem (Bairro Industrial), Manoel de Souza (Conjunto Sol Nascente), Santa Terezinha (Robalo), Joaldo Barbosa (Bairro América), José Calumby (Jardim Centenário), Augusto Franco (Augusto Franco), Fernando Sampaio (Castelo Branco), Cândida Alves (Santo Antônio) e Sinhazinha (Grageru).
Nas demais 27 Unidades, as salas estarão abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
O planejamento da Secretaria apresenta, ainda, a possibilidade de vacinação drive-thru nos estacionamentos de shoppings e no campus Farolândia da Universidade Tiradentes. Também está em análise a aquisição de insumos como seringas e equipamentos de proteção individual (EPIs), caso se faça necessário.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.