Tenente-coronel de SC é campeão brasileiro de Tiro Esportivo

O tenente-coronel do Exército Brasileiro e integrante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada em Florianópolis, Volney Vieira de Mello Filho, conquistou os títulos individual e por equipe, na categoria Pistola Fogo Central, no Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo e no 51º Campeonato Brasileiro de Tiro das Forças Armadas. As competições foram disputadas no último final de semana no Centro Militar de Tiro Esportivo no Rio de Janeiro.

Tenente-coronel de SC é campeão brasileiro de Tiro Esportivo – Foto: Divulgação/ND

Volney venceu no individual onde alcançou 573 pontos e, por equipe, junto com os coronéis do Exército: Emerson Duarte com 568 pontos e Iosef Areas Forma com 564, os três totalizaram 1.705 pontos.

“Felicidade de ser campeão brasileiro. Não esperava essa conquista, mas conseguir me superar”, disse o tenente-coronel que mora há cinco anos em Florianópolis.

Esta foi a primeira competição de Volney após dez anos sem participar de disputas. Com a experiência de 25 anos de prática de tiros e o currículo com dois vice-campeonatos mundiais e uma participação – como treinador e chefe de equipe – na Olímpiada de Pequim em 2008, o oficial do Exército decidiu parar suas atividades após o nascimento da filha.

“Quando a minha filha nasceu decidi parar. Foram dez anos parado. Depois vi que ela já estava crescida, então resolvi: ‘ voltar a atirar’”, lembra ele, que teve dificuldades no início da retomada, devido as suas atividades no Exército Brasileiro não treinava diariamente.

Após o retorno, o tenente-coronel mantém uma rotina de treinamento. Que começa com a parte física em casa, depois segue até o clube de tiro Combat na Palhoça e reforça com treinos no quartel do Exército.

A competição

O 51º Campeonato Brasileiro de Tiro das Forças Armadas e o Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo celebraram o centenário comemorativo da 1ª medalha de ouro olímpica, conquistada pelo tenente Guilherme Paraense, nos Jogos Olímpicos da Antuérpia em 1920.

Tenente-coronel conta que mantém uma rotina de treinamento – Foto: Divulgação/ND

Para marcar a data, ainda foram lançados um selo e uma moeda comemorativos pelo centenário da conquista. O troféu de campeão geral do campeonato das Forças Armadas foi para o Exército Brasileiro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.