UFPE oferece 6.982 vagas para 2021 através do Sisu


Total de vagas é distribuído entre os três campi da instituição: Recife, Caruaru e Vitória de Santo Antão. Universidade Federal de Pernambuco também definiu os pesos e as notas mínimas no processo seletivo, que utiliza o desempenho dos candidatos no Enem 2020. Novo prédio do curso de medicina da UFPE, no Centro Acadêmico do Agreste
Ascom UFPE/Divulgação
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) anunciou, na quarta-feira (13), a oferta de 6.982 vagas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021. O processo seletivo utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, realizado nos dias 17 e 24 de janeiro, após ser adiado devido à pandemia da Covid-19.
Essas vagas para os cursos presenciais de graduação são distribuídas nas três unidades acadêmicas da instituição no estado: Recife; Caruaru, no Agreste; e Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata. O total de oportunidades é o mesmo número que foi oferecido pela UFPE em 2020.
O G1 questionou a universidade sobre quantas vagas são de ampla concorrência e quantas são para cotas, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem. A UFPE, através do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), também definiu os pesos e as notas mínimas no processo seletivo Sisu 2021.
“A nota final do Enem 2020, para efeito de classificação quanto ao Sisu 2021 na UFPE, vai ser obtida por uma média ponderada das notas das provas objetivas e de redação conforme os pesos de cada prova informados na resolução n° 1”, afirmou a UFPE, em nota. A resolução citada pela universidade foi publicada no Boletim Oficial da UFPE.
De acordo com a universidade, o candidato deve se inscrever no Processo Seletivo Sisu 2021, conforme as normas estabelecidas em editais complementares da UFPE publicados após divulgação do edital Sisu 2021. “O cronograma do Sisu 2021 deve ser publicado em edital do Ministério da Educação (MEC) e disponibilizado nas páginas do ministério e da Pró-Reitoria de Graduação”, disse no texto.
Exceções
Não participam do Processo Seletivo UFPE/Sisu 2021 os seguintes cursos presenciais, que são regidos por resolução específica:
música/canto – bacharelado
música/instrumento – bacharelado
música – licenciatura
dança – licenciatura
letras Língua Brasileira de Sinais (Libras) – licenciatura
Cursos de engenharia
Os candidatos classificados em engenharias do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) do Recife ingressam no primeiro ano do ciclo básico dos cursos. Ao longo do segundo semestre letivo, os alunos fazem a escolha definitiva por uma das graduações.
Os seguintes cursos integram a área básica de ingresso de engenharias CTG (Recife):
engenharia civil
engenharia de alimentos
engenharia de controle e automação
engenharia de energia
engenharia eletrônica
engenharia elétrica
engenharia mecânica
engenharia de materiais
engenharia naval
engenharia química
engenharia de telecomunicações
VÍDEOS sobre educação
Initial plugin text
Adicionar aos favoritos o Link permanente.