Uma escola que aproveitou a pandemia para mostrar seus valores de excelência

Estrutura da escola Coree, em Joinville – Foto: Divulgação

Em um país onde se debate muito sobre a qualidade da educação, especialmente em tempos de pandemia, há espaços educacionais de excelência que treinam suas equipes para enfrentar os maiores desafios. São pessoas realmente preparadas, sensíveis, comprometidas, com autonomia, colaborando com o crescimento de crianças e jovens e preparando-os para o futuro.

Um caso de destaque está em Joinville, na Coree International School, que chega ao fim de 2020 com muitas razões para celebrar. A pandemia do novo coronavírus não foi uma crise, mas uma oportunidade de desenvolvimento e para superar os desafios de educar para a vida, com coragem e com o compromisso de sempre.

De acordo com a direção da escola, os alunos não foram prejudicados pedagogicamente pela pandemia. Não perderam nenhum dia de aula, porque quando iniciou o isolamento social, apenas um dia depois, as turmas já estavam em aula on-line e em tempo real.

Aluno da Coree estudando de forma on-line na pandemia – Foto: Divulgação

“O que uma escola precisa ter para conseguir superar as adversidades do ensino à distância? É só tecnologia? Google e Internet? Ou precisa de uma equipe treinada, capacitada, preocupada em fazer acontecer, e principalmente, que ama o que faz? ”, questiona a diretora da Coree International School, Elza Cristina Giostri.

Agenda cumprida normalmente

Diretora da Coree, professora Elza Giostri – Foto: Divulgação

Outro ponto destacado pela direção é que todos os eventos, sem exceção, mesmo com a pandemia, foram realizados normalmente neste ano. “Mudamos somente o sistema para modo remoto. Festa Junina, Halloween, Science Fair (Feira de Ciências), Mostra de Artes e até Formatura ocorreram este ano dentro do prazo.

Mesmo com a pandemia, a agenda da escola foi entregue normalmente, logicamente com total segurança e respeito à comunidade escolar”, afirma Elza.

Devido ao esforço contínuo de toda a equipe da Coree, todas as provas foram aplicadas, todas as atividades previstas também foram executadas.

Festa Junina ocorreu como previsto, mesmo de forma on-line – Foto: Divulgação

“Meus filhos entraram na Coree em junho, bem no meio da pandemia. Ficamos muito satisfeitos com a conduta das coordenadoras, professoras e psicólogas. A Coree tem um programa de adaptação fantástico, que acolheu os meus filhos de uma forma que eu nunca vi em nenhuma outra escola que eu conheço – e conheço muitas!”, contou Ticiane Campos, mãe de dois alunos.

Preparados para a vida

Aluna da Coree estudando pelo sistema remoto durante a pandemia – Foto: Divulgação

A Coree tem muitos diferenciais que contribuem para preparar o aluno para a vida. É bilíngue por imersão, ou seja, as aulas são todas aplicadas em inglês e português. E, ainda, os alunos têm aulas em espanhol a partir do 8º ano, formando-se trilíngues.

“Mas isso não quer dizer que a Coree prepara o aluno somente para estudar no exterior. Na verdade, a Coree prepara o aluno para a vida, para ser um ser humano melhor, uma pessoa que tenha empatia, cuidado com os outros, que tenha a mente aberta, seja indagador, saiba solucionar os problemas e encarar esses desafios. Se o aluno vai ser feliz no Brasil ou fora do país, aí já é uma escolha dele”, afirma Elza Giostri.

Segundo Elza, um aluno que se forma na Coree, tem uma chance no mercado brasileiro muito maior, assim como no exterior também, pois ele sai bem preparado para as adversidades que a vida apresenta.

Para as famílias que estão buscando espaço de aprendizagem com excelência para seus filhos, para crianças a partir de dois anos, a Coree tem opções diferenciadas a fim de oferecer uma formação para a vida.

“Temos um percentual alto de alunos ingressando em universidades porque todos tiveram um ano letivo de qualidade, sem perdas”, acrescenta o diretor presidente Vicente Resende.

“Ainda não sabemos com toda a certeza como será 2021, mas estamos totalmente preparados para ter mais um ano de excelência”, garante Vicente.

Uma proposta de evolução

Na pedagogia da escola, um dos objetivos é despertar a curiosidade do aluno – Foto: Divulgação

Para as famílias que estão em dúvida sobre a melhor proposta pedagógica, a escola apresenta sua missão de “Capacitar para um futuro promissor”. A Coree International School desenvolve seus trabalhos seguindo um projeto pedagógico que contempla aspectos da formação intelectual e humana. Veja mais sobre a pedagogia da escola:

  • É fundamentada nos princípios socioconstrutivistas e, da Educação Infantil ao Ensino Médio, o currículo tem como base as orientações dadas pela BNCC (Base Curricular Nacional Comum) e pelo International Baccalaureate (IB);
  • O desenho do currículo, a metodologia de ensino e o processo de avaliação são aspectos diferenciais da proposta pedagógica. O uso de padrões, indicadores de aprendizagem e rubricas comprometem o estudante com o a própria aprendizagem, pois o coloca como agente central do processo;
  • Metodologias ativas de aprendizagem, processos de avaliação formativa, práticas de Mindfulness (meditação) e disciplinas como Design Thinking e Robótica dão ao currículo um caráter inovador;
  • A inter e a transdisciplinaridade presentes na estrutura curricular permitem que os estudantes possam colocar em ação seus conhecimentos adquiridos nas diversas áreas, para solucionar problemas complexos da vida real – processo denominado de aprendizagem através de problemas. Esse processo de aprendizagem pela investigação para a resolução de problemas, permite que as crianças desenvolvam um senso de curiosidade e uma maior compreensão do mundo ao seu redor. (IBO 2009);
  • A escola prepara, com excelência, os estudantes para os exames nacionais e internacionais como: ENEM, Vestibular, Proficiência em Língua Inglesa e exames de acesso às universidades estrangeiras.

Desenvolvendo mentes claras e calmas

A introdução da prática de Mindfulness no dia a dia da escola contribui muito para a qualidade de vida da comunidade escolar. Por meio do Mindfulness é possível desenvolver um estado mental de atenção, presença e consciência, pois proporciona o treinamento da atenção, a obtenção de uma mente calma e clara, o autoconhecimento e autocontrole, a criação de hábitos mentais saudáveis e o desenvolvimento do foco e da inteligência emocional.

“Percebemos uma melhora significativa nas provas, por exemplo, depois da prática de mindfulness”, revela Elza Giostri.

Capacidade artística e de criação

Por meio do Design Thinking, o currículo da escola promove o desenvolvimento da criatividade, da empatia, da ação proativa, da consciência metacognitiva e da capacidade de solucionar, de maneira ativa os problemas reais.

Como resultado, os alunos se constroem como sujeitos que assumem riscos ponderados, participam da aprendizagem experiencial, persistem na solução de problemas, abraçam a colaboração e trabalham por meio de processos criativos.

Também a Tecnologia da Informação e a Robótica colaboram para o desenvolvimento do raciocínio lógico e da inventividade.

Artes têm lugar especial na Coree

As artes (Artes Visuais – Música e Teatro) ocupam um lugar especial no currículo da escola. Com carga horária expressiva, o trabalho por meio das artes permite desenvolver nos estudantes elevada capacidade de interpretação que amplia a percepção, fundamental para qualquer atividade.

O ensino das artes contempla de maneira integrada os desenvolvimentos cognitivo e afetivo. Ao interpretar ou produzir uma arte, a emoção entra em exercício em conjunto com a criatividade. A expressão artística complementa as outras formas de expressão.

Alunos da Coree fazem a diferença por onde estiverem

Entre as características do aluno que se forma na Coree estão a curiosidade, a vontade de aprender sempre, explorar conceitos, ideias e questões de importância local e mundial. Assim, o aluno adquire conhecimento profundo e desenvolve sua compreensão acerca de uma variedade de disciplinas.

O aluno começa a usar suas habilidades intelectuais por iniciativa própria e de maneira crítica e criativa, para reconhecer e abordar problemas complexos e para tomar decisões racionais e éticas.

Outros valores que o aluno Coree desenvolve são a compreensão e a expressão com confiança e criatividade em diversas línguas, linguagens e formas de comunicação, sempre disposto a trabalhar em equipe, usando a comunicação para a construção das relações e do conhecimento.

Valores como honra e integridade, sentimento de igualdade, justiça e respeito pelas pessoas, grupos e comunidades também norteiam o dia a dia na escola. O aluno assume a responsabilidade sobre seus atos e as suas consequências.

Compreendendo as diferenças e enfrentando os desafios

Formatura foi realizada de forma remota, mas dentro do período previsto – Foto: Divulgação

Entender e apreciar a própria cultura e estar aberto a outros valores e tradições também fazem parte do universo Coree. O aluno é acostumado a buscar e considerar distintos pontos de vista e a aprender com essas experiências.

Os alunos mostraram, em 2020, uma característica importante do seu perfil: enfrentar situações desconhecidas, a exemplo da pandemia do coronavírus, com coragem e determinação, com liberdade para explorar novos papéis, ideias e estratégias.

Assim, as turmas mostram sua compreensão da importância do equilíbrio intelectual, físico e emocional para alcançar o bem-estar próprio e o de outras pessoas.

Pessoas mais sensíveis para melhorar o mundo

Aulas presenciais na escola, de acordo com as normas estabelecidas – Foto: Divulgação

Como seres humanos completos e íntegros, alunos da Coree mostram empatia, sensibilidade e respeito pelas necessidades e sentimentos dos outros, comprometidos em ajudar o próximo e agir com o propósito de influenciar positivamente o meio ambiente e a vida das pessoas.

Avaliando suas experiências e aprendizados, toda a família Coree reconhece e compreende suas qualidades e limitações para contribuir com seu próprio aprendizado e desenvolvimento pessoal e assim, levar ao mundo uma maneira de viver melhor e transformar positivamente os lugares por onde passarem.

“A Coree é para todos! Se a mensagem da Coree tocou seu coração, nos procure e garanta o estudo do seu filho com qualidade, sem estresse ou qualquer preocupação. Nós estamos aqui por você e para você. Vem ser Coree!”, finaliza a diretora Elza. 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.