Vacina contra a Covid-19 da UFPR induz produção de anticorpos em camundongos


Resultados da 2º fase do estudo apontaram produção de anticorpos ‘comparáveis e até superiores’ ao da vacina que está sendo produzida pela Oxford, segundo a instituição. Pesquisadores da UFPR trabalham para desenvolver uma vacina contra a Covid-19
Marcos Solivan/UFPR
A vacina contra a Covid-19 que está sendo desenvolvida pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) induziu produção de anticorpos durante a segunda fase de testes em camundongos. Atualmente, os testes com o imunizante estão na fase pré-clínica.
A primeira fase dos testes, divulgada pela universidade em setembro, também já havia apontado a produção de anticorpos nos camundongos.
Ministério da Saúde prevê receber 93,4 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 até março
Segundo a UFPR, a produção de anticorpos são “comparáveis e até superiores” com os que foram registrados pela vacina que está sendo produzida pela Universidade de Oxford em parceria com a a AstraZeneca.
Com o resultado, agora os pesquisadores pretendem descobrir se os anticorpos produzidos são capazes de neutralizar o novo coronavírus, impedindo que ele infecte as células do organismo.
De acordo com a universidade, os pesquisadores acreditam que são boas as chances de que vacina produzida no Paraná tenha o efeito neutralizante.
Além disso, novos estudos pretendem saber se a vacina consegue induzir a produção de anticorpos mesmo se tiver menos antígenos, que são partículas do novo coronavírus utilizadas na fabricação do imunizante.
Caso a redução da carga se mostre eficiente, o custo da vacina produzida pela UFPR poderia ser menor, tornando o imunizante mais econômico.
Testes clínicos
A UFPR informou que pretende finalizar a fase pré-clínica na metade de 2021.
Para a realização dos testes clínicos em humanos, a universidade disse que serão necessárias parcerias para garantir boas práticas de fabricação e aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Os pesquisadores também estão testando um imunizante com aplicação nasal.
VÍDEOS: Vacina contra a Covid-19 no Paraná
Initial plugin text
Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.