Vereador eleito faz peregrinação de 200 quilômetros até o Santuário de Aparecida para cumprir promessa


Ítalo Moreira, de 29 anos, foi eleito vereador em Sorocaba (SP) pelo partido Partido Social Cristão
(PSC) nas eleições de 2020. Com 2.866 votos, Ítalo deve levar dez dias para percorrer o percurso. Vereador eleito em Sorocaba faz peregrinação até o Santuário de Aparecida
Arquivo Pessoal/ Ítalo Moreira
Dez dias de caminhada em 220 quilômetros de estrada são parte de uma promessa que está sendo paga pelo vereador eleito Ítalo Moreira (PSC) após o resultado da eleição de 2020. Ele saiu de Sorocaba (SP) no dia 12 de dezembro e pretende chegar ao Santuário de Aparecida no dia 22.
Ítalo disputou ao cargo pela primeira vez em 2020 e foi eleito com 2.866 votos em Sorocaba (SP). Em entrevista ao G1, ele conta que planejou parar em pelo menos 11 cidades para descanso durante o trajeto.
Até esta quarta-feira (16), ele passou por Itu, Cabreúva, Jundiaí, Jarinu e Atibaia (SP). A próxima parada será em Nazaré Paulista, depois Igaratá, Bom Sucesso de Itararé, Monteiro Lobato, Santo Antônio do Pinhal, Pindamonhangaba e encerra no destino mais esperado: Aparecida do Norte. Um amigo dele também decidiu acompanha-lo no trajeto.
“O percurso é muito difícil, tem trechos bem perigosos porque não tem passagem para pedestre ou iluminação. A gente está tomando todos os cuidados. Estamos evitando ficar na faixa e tomando bastante água, além do uso do protetor solar”, explica Ítalo.
Vereador eleito em Sorocaba faz peregrinação ao lado de amigo para cumprir promessa
Arquivo Pessoal/ Ítalo Moreira
Ítalo relata que durante a campanha também fez uma segunda promessa e passou 60 dias sem comer carne e massa. Se fosse eleito vereador, ele prometeu que iria a pé até o Santuário de Aparecida, e de fato o pedido foi atendido.
“A minha campanha foi muito forte e intensa. Perdi 22 quilos, acordava cinco horas da manhã e ia panfletar no semáforo. Eu sempre fui católico e devoto do São Bento e Nossa Senhora de Aparecida.”
Em cada cidade onde chega para dormir, ele decidiu conhecer as câmaras municipais e também as igrejas matrizes. Alguns conhecidos próximos o ajudaram oferecendo um lugar para ficar, mas ele acabou encontrando pousadas.
Vereador eleito em Sorocaba deve chegar ao Santuário de Aparecida em 22 de dezembro
Arquivo Pessoal/ Ítalo Moreira
Ainda de acordo com o vereador eleito, o amigo está acompanhando ele de carro para levar alimentos durante o percurso. Segundo ele, a única vez que fez caminhada de longa distância foi na romaria de Aparecidinha, que ocorre todos os anos em Sorocaba.
O vereador está percorrendo pelo menos 30 quilômetros por dia e relata as dificuldades em enfrentadas nas redes sociais.
“A gente está tomando bastante analgésico, é muito exaustivo. A gente pegou um percurso horrível perto de Cabreúva e não nenhum posto na rodovia. No fim, nos alimentamos com barra de cereal e água de coco”, conta Ítalo.
Ítalo Moreira visitou a Igreja Matriz de Jarinu durante o trajeto
Arquivo Pessoal/ Ítalo Moreira
O amigo dele, Leandro Almeida, de 41 anos, contou ao G1 que está com bolhas no pé e começou a usar curativos para não se machucar. “Não faço caminhada nem quando é curta (risos). Mas a gente acaba refletindo muito”, explica Leandro.
Para Ítalo, todo o esforço e determinação é algo que vale a pena. “É muito difícil na questão física. De fato, dói bastante. Na parte religiosa é gratificante. Estou cumprindo o que prometi porque é o mínimo que posso fazer.”
Ítalo Moreira (PSC), foi eleito ao cargo de vereador em Sorocaba pela primeira vez em 2020
Arquivo Pessoal/ Ítalo Moreira
Veja mais notícias da região em G1 Sorocaba e Jundiaí
Adicionar aos favoritos o Link permanente.