VÍDEO: Em dia de temporais, cidades de SC registram queda de granizo

Várias cidades de Santa Catarina registraram temporais intensos, incluindo queda de granizos, durante a tarde e a noite desta quarta-feira (16).

As ocorrências estavam dentro das previsões meteorológicas, e de acordo com os alertas da Defesa Civil do Estado, que prevê fim do risco de temporais somente às 12h de quinta (17).

As cidades de Criciúma e São Ludgero registraram queda de granizo durante os temporais.

“Entre a madrugada e manhã de quinta (17) as áreas de instabilidade avançam para as regiões do Vale do Itajaí e Norte do estado”, diz o órgão, que aponta maior risco para os temporais justamente no Vale do Itajaí, contemplando a porção Sul da região, tanto no baixo, médio e alto Vale.

Além disso, alagamentos e deslizamentos seguem sendo um risco nas cidades, considerando a chuva intensa.

Na região em questão, ainda na terça (15), as prefeituras de quatro municípios da região – Brusque, Blumenau, Ascurra e Gaspar – notificaram a coordenação regional da Defesa Civil.

Em Brusque, especificamente, choveu 108,4 milímetros (108 litros para cada metro quadrado da região), o que gerou uma alta no Rio Itajaí-Mirim, que ficou com nível perto dos 6,5 metros, enquanto o normal seria entre 1 e 1,5 metro.

Na ocasião, a cidade também registrou mais de 100 ocorrências, e dentre elas, os deslizamentos causaram grandes problemas, fazendo com que a recomendação fosse redobrar o cuidado quando se reside em proximidades de encostas.

O município, inclusive, decretou estado de emergência após o alto volume de chuvas .

Adicionar aos favoritos o Link permanente.