Videoaula: professor de geografia revisa tema da globalização


Assunto é interdisciplinar e pode ser cobrado nas provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, alerta professor de geografia, Everton Brito. De boa no Enem: Em videoaula, professor de geografia revisa tema da globalização
Em mais uma videoaula do ‘De boa no Enem’, o professor de Geografia Everton Brito revisa o tema ‘globalização’. Para que os candidatos compreendam o assunto de forma simples e objetiva, ele apresenta um fluxograma com os principais fatos que marcam o fenômeno mundial.
De acordo com Everton, a temática é bastante requisitada nas provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, mas que também pode está no centro das questões da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no Exame Nacional do Ensino Médio 2020.
A globalização é compreendida como o “encurtamento” entre os países e o avanço tecnológico, em relação ao meio técnico-científico-informacional. O processo de origem vem no século 15, durante o neocolonialismo. Os países da Europa começaram a realizar viagens marítimas em busca de novas especiarias e metais. Nesta época, a riqueza de cada país era medida com a sua quantidade de metais.
Porém, o professor explica que muitos teóricos desconsideram este primeiro processo e afirmam que a globalização começou após a Segunda Guerra Mundial, durante a Guerra Fria. Alguns fatos deste período possibilitaram a integração dos países como a corrida espacial, a corrida armamentista e a disputa entre Estados Unidos e União Soviética.
Com a tecnologia crescente, a velocidade das invenções humanas e as descobertas da ciência também aumentaram, favorecendo o encurtamento das distâncias entre os países. Esse desenvolvimento foi impulsionado pela Terceira Revolução Industrial. Entre os diversos impactos da globalização, Everton destaca a uberização, fenômeno associado ao trabalho informal ligado ao consumo por meio de aplicativos digitais.
O De Boa no Enem é uma realização da Inter TV RN e do G1 RN, com conteúdos veiculados e disponíveis diariamente nos dois veículos.
Professor de Geografia Everton Brito revisa o tema ‘globalização’
Reprodução/Vídeo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.