Violeiro de Rio Claro ganha canal no Youtube como presente de aniversário de 82 anos


Coletânea do aposentado Clementino Bertin reúne mais de 30 “músicas raízes” e está disponível on-line de forma gratuita. Violeiro de Rio Claro ganha canal no Youtube aos 82 anos
Um violeiro de Rio Claro (SP) recebeu um presente inusitado em seu aniversário de 82 anos: um canal no Youtube para reunir suas “músicas raízes”.
A ideia inicial era apenas documentar as produções do aposentado Clementino Bertin, mas acabou se tornando um meio de divulgação e atraiu novos fãs.
Os responsáveis pela surpresa foram o locutor Mauro Daniel Amâncio, amigo de Seu Clementino, e a aposentada Olga Caritá Bertin, esposa do violeiro.
O resultado foi uma coletânea on-line com mais de 30 composições, que começou a ser produzida após o aposentado presentar o amigo locutor com um dos CD’s que ele gravou.
“Um dia ele me deu um CD de presente. Eu estava estacionando o carro e ele me perguntou se eu gostava de música de viola e eu disse “amo!”. Aí ele me deu esse CD, outro dia me deu um LP. A gente fez uma amizade legal. Conversando com a esposa dele, falei “quando ele faz aniversário?”, aí ela teve essa ideia, me passou a data certinha e nós montamos o canal”, explicou Amâncio.
Violeiro de Rio Claro ganha canal no Youtube como presente de aniversário de 82 anos.
Paulo Chiari/EPTV
Trajetória
A trajetória de Seu Clementino começou aos 7 anos, quando ele ganhou um cavaquinho de presente de Natal. Depois disso, ele logo aprendeu a tocar violão e viola e ainda se arriscou na cantoria.
Ao longo dos anos, o violeiro compôs mais de 50 letras, gravou um disco de vinil e dois CD’s. Ele também ensinou o filho Marco Antônio Bertin a tocar violão.
“Quando eu tinha 13 anos, ele me deu um violão e me ensinou a tocar. Desde lá eu via ele cantando com as duplas que ele teve e me identificava com o estilo de música. Assim que eu tive a oportunidade, com uns 15 ou 16 anos, eu comecei a cantar com ele. Hoje a gente canta no fim de semana por diversão”, disse Marco Antônio.
Atualmente, a sorveteria da família tem sido palco para o show da dupla de pai e filho. As apresentações ocorrem sempre aos sábados ou domingos e reúnem os vizinhos que também são fãs.
Violeiro de Rio Claro ganha canal no Youtube como presente de aniversário de 82 anos.
Paulo Chiari/EPTV
Veja mais notícias da região no G1 São Carlos e Araraquara.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.