Você viu? Vacinação contra Covid no mundo, nova variante do coronavírus, Crivella preso no Rio, acordo comercial pós-Brexit e o Natal na pandemia


Leia seleção de reportagens publicadas no G1 com as notícias de 21 a 25 de dezembro. Mais de 10 países começaram a imunização contra a Covid-19 e o presidente eleito dos EUA, Joe Biden, de 78 anos, recebeu a primeira dose da vacina. O prefeito afastado do Rio, Marcelo Crivella, foi preso e está cumprindo prisão domiciliar por determinação do STJ. Reino Unido e outros países da Europa localizaram variante do coronavírus que pode estar associada a aumento de casos. A Fiocruz informou que vai começar a entregar a vacina de Oxford ao Ministério da Saúde a partir do dia 8 de fevereiro. O Governo de São Paulo disse que CoronaVac é eficaz, mas adiou novamente divulgação de resultados e envio de dados à Anvisa. Vários países anunciaram restrições durante as festas de fim de ano para evitar novos casos de Covid-19. E a União Europeia e o Reino Unido finalizaram acordo comercial que vai determinar como serão as relações após o Brexit.
Imunização no Brasil
A vacina de Oxford é desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca e pela Universidade de Oxford
John Cairns / University of Oxford / AFP
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou na terça-feira (22) que vai começar a entregar a vacina de Oxford ao Ministério da Saúde a partir do dia 8 de fevereiro. O cronograma da Fiocruz derruba ao menos parte da mais recente previsão de Eduardo Pazuello. O ministro da Saúde disse prever a entrega de 24,7 milhões de doses ainda em janeiro, sendo 15 milhões delas da vacina de Oxford.
Presidente da Fiocruz diz que não há previsão de o Brasil receber doses prontas da vacina
A Anvisa publicou na segunda-feira (21) a certificação de Boas Práticas de Fabricação para a vacina da CoronaVac. A conclusão foi feita pela equipe da Anvisa que viajou à China para inspecionar a produção do imunizante da farmacêutica Sinovac.
Já na quarta (23), o governo de São Paulo anunciou que a CoronaVac é eficaz, mas adiou novamente a divulgação dos resultados de eficácia da vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac. No dia seguinte, o secretário estadual da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, disse que a CoronaVac não alcançou 90% de eficácia em testes realizados no Brasil, diferentemente do anunciado pela Turquia, anunciou eficácia de 91,25%. “Não atingiu 90% (nos testes no Brasil), mas está em níveis que nos permitem fazer uma redução de impacto de doença na nossa população”, afirmou Gorinchteyn, citando que o percentual é superior ao mínimo de 50% recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Segundo informações obtidas pelo G1 com a gestão estadual e com o Butantan na sexta (25), o governo de São Paulo deverá divulgar os dados da eficácia da CoronaVac até 7 de janeiro.
Coronavac: o que já se sabe e o que falta esclarecer sobre a eficácia da vacina
Governo de SP recebe quarto lote com 5,5 milhões de doses da vacina
Turquia diz que CoronaVac tem 91,25% de eficácia contra o novo coronavírus
💉 No mundo
Onze países já começaram a campanha de vacinação contra a Covid-19. Nos Estados Unidos, o exemplo veio do presidente eleito. Joe Biden, de 78 anos, recebeu a primeira dose do imunizante desenvolvido pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech.
Joe Biden recebe a primeira dose da vacina contra Covid em Delaware, nos EUA
LEAH MILLIS/Reuters
“Estou fazendo isso para mostrar que as pessoas têm que estar preparadas para se vacinar assim que for possível”, disse o democrata em um hospital de Newark, no estado de Delaware.
EUA somam 1 milhão de pessoas vacinadas contra a Covid-19
Senhora de 90 anos é a primeira vacinada na Suíça
A Comissão Europeia aprovou o uso da vacina horas após a agência reguladora dar o aval ao produto da Pfizer desenvolvido em conjunto com a BioNTech. Países da União Europeia devem começar a imunizar suas populações no dia 27 de dezembro.
Alemanha, França, Áustria e Itália já disseram que pretendem começar na data. Cada país será responsável pela vacinação em seu território.
Argentina autoriza uso emergencial das vacinas da Pfizer/BioNTech e da Sputnik V, da Rússia
Canadá aprova uso emergencial da vacina da Moderna
México, o Chile e a Costa Rica iniciaram a vacinação na América Latina
Covid no Brasil
Pacientes com suspeita de reinfecção de Covid falam sobre o que sentiram
O Brasil ultrapassou a marca de190 mil mortos por Covid-19 e mais de 7 milhões de brasileiros já foram infectados pela doença. E o país registrou casos de reinfecção. Segundo o Ministério da Saúde, há duas ocorrências confirmadas e pelo menos 58 suspeitas em análise.
4 pontos para entender a reinfecção por Covid-19
Presidente da BioNTech diz que variante do coronavírus não deve interferir na eficácia da vacina
USP identifica proteína do organismo associada a casos graves de Covid
Sem capa, com jaleco: os profissionais que morreram no combate à Covid-19
Um relatório aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) afirma que o governo federal não tem uma estratégia “minimamente detalhada” para combater a pandemia de Covid-19. O documento foi preparado pela Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, que monitora a atuação do Ministério da Saúde no combate à pandemia de Covid-19. Os erros de planejamento, segundo o TCU, ficam explícitos na falta de equipamentos de proteção individual, respiradores e kits de testes.
Medidas de restrição
No Rio de Janeiro, o prefeito em exercício, o vereador Jorge Felippe (DEM), decidiu “fechar” o bairro de Copacabana, na Zona Sul da cidade, no réveillon. Somente moradores poderão entrar na região, como uma forma de evitar aglomerações. Outros pontos da orla da Zona Sul e da Barra da Tijuca, na Zona Oeste, também terão restrições.
Governo de SP endurece a quarentena durante as festas de fim de ano
Os nove prefeitos da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, anunciaram nesta quarta-feira (23) que irão manter a região na fase amarela do Plano São Paulo, o plano estadual para contenção do coronavírus. A decisão vai contra anúncio do governo estadual, que é mais restritivo — a fase vermelha ocorrerá no fim de semana após o Natal (26 e 27 de dezembro) em todas as regiões do estado, e no feriado de Ano Novo, nos dias 1º, 2 e 3 de janeiro de 2021.
Apesar de restrições, restaurantes de SP fazem ceias de fim de ano presenciais
Amapá prorroga até 31 de dezembro restrições para bares, boates, shows e balneários
SC vai recorrer de decisão judicial que determinou adoção de restrições anteriores
Nova variante do coronavírus
Restrições de países europeus à entrada de passageiros do Reino Unido deixou milhares de europeus presos na Grã-Bretanha
EPA
O Reino Unido localizou uma nova variante do coronavírus. Não há evidências de que a mutação provoque casos mais graves ou com maior índice de mortes nem que seja resistente às vacinas. O Líbano detectou primeiro caso de variante do coronavírus na sexta-feira (25). No começo da semana, Austrália, Itália, Espanha e Suíça também anunciaram que pessoas foram infectadas por uma nova cepa.
Aumenta número de países que suspenderam voos do Reino Unido
Estudo afirma que nova cepa de Covid-19 é entre 50% a 74% mais contagiosa
Brasil proíbe a entrada de passageiros do Reino Unido a partir deste Natal
O que se sabe sobre a nova variante do coronavírus
O diretor de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Michael Ryan, afirmou que a variante do coronavírus “não está fora de controle”, mas que bloqueios adotados por diferentes países são “prudentes”.
Vítimas da Covid
Nicette Bruno morreu aos 87 anos por complicações da Covid-19
Globo/João Miguel Júnior
O corpo da atriz Nicette Bruno foi cremado na segunda-feira (21) no Rio em uma cerimônia restrita a familiares e amigos próximos. A atriz morreu aos 87 anos, após ficar internada com Covid-19 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Casa de Saúde São José, no Humaitá, Zona Sul do Rio.
FOTOS: Veja momentos marcantes da vida da atriz
Veja a repercussão da morte da atriz
Webstories: relembre os personagens interpretados pela atriz
Beth Goulart se emociona ao homenagear a mãe, Nicette Bruno
O cantor e compositor Matheus também morreu em decorrência de complicações da Covid-19. Ele foi sepultado na quarta-feira (23), no Cemitério Municipal Campal, em Presidente Prudente (SP). O artista, que durante três décadas formou a dupla Lucas e Matheus com um de seus irmãos, tinha 57 anos de idade.
O cantor e compositor Matheus morreu vítima da Covid-19
Reprodução/Facebook
Prefeito preso
Prefeito Marcelo Crivella é levado para o sistema penitenciário
Na terça-feira (22), o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Criellva (Republicanos), foi preso em uma ação conjunta entre a Polícia Civil e o Ministério Público do RJ. À noite, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, substituiu a prisão preventiva de Crivella pela prisão em regime domiciliar, com uso de tornozeleira eletrônica. Cerca de 21 horas depois da decisão do STJ, Marcelo Crivella deixou a cadeia para cumprir a pena em casa.
A investigação aponta a existência de um “QG da Propina” na Prefeitura do Rio, que teria desviado R$ 50 milhões. No esquema, de acordo com o MP, empresários pagavam para ter acesso a contratos e para receber valores que eram devidos pela gestão municipal.
Entenda a investigação sobre o ‘QG da Propina’
Prefeito Marcelo Crivella é preso
Daniel Silveira / G1
Além de Crivella, foram presos: Rafael Alves, empresário apontado como operador do esquema; Fernando Moraes, delegado aposentado; Mauro Macedo, ex-tesoureiro da campanha de Crivella; e os empresários Adenor Gonçalves dos Santos e Cristiano Stockler Campos.
Quem é Rafael Alves, homem forte do prefeito e acusado de chefiar esquema
Crivella é citado como ‘zero um’ em conversa entre empresário e doleiro
Presidente da Câmara do Rio de Janeiro assume prefeitura
Ameaça no Rio
VÍDEO: ‘Não podemos subestimar qualquer tipo de ameaça’, diz Renata Souza
A deputada estadual Renata Souza (PSOL) registrou um boletim de ocorrência na segunda-feira (21) por ameaças que recebeu em uma rede social. A denúncia foi feita contra uma pessoa que ameaçou a vida da parlamentar e disse: “Você fala de mais (sic)…Vai perder a linguinha”.
“Essa é uma ameaça, inclusive, que cita a Marielle. A gente já perdeu uma parlamentar importante na cidade do Rio de Janeiro. Então, a gente precisa que autoridades policiais possam fazer uma investigação que traga para nós uma resposta contundente sobre esses criminosos”, disse a deputada.
Racismo em campo
Gerson discute com Mano Menezes em Flamengo x Bahia
Jorge Rodrigues / Agência Estado
A Polícia Civil abriu um inquérito para apurar denúncias do jogador Gerson, do Flamengo. Ele acusou o jogador Ramírez de dizer “cala a boca, negro”, durante uma partida do Flamengo contra o Bahia, no Maracanã. Gerson prestou depoimento na terça-feira (22) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância no Rio de Janeiro. O jogador Ramírez, o técnico Mano Menezes e o árbitro Flavio Rodrigues de Souza, responsável por conduzir a partida, serão intimados a dar depoimento presencial.
O Bahia contratou perícia própria para apurar a denúncia de injúria racial. A informação foi divulgada depois que o Flamengo informou ter laudo atestando que o jogador do time baiano também ofendeu o atacante Bruno Henrique minutos depois da discussão com Gerson.
Na noite de segunda-feira, Ramírez divulgou um vídeo em que negou ter cometido qualquer ato racista contra Gerson. O jogador afirmou que em nenhum momento foi racista com nenhum dos jogadores, nem com Gerson nem com qualquer outra pessoa.
Lei da Ficha Limpa
Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux
Fellipe Sampaio /SCO/STF
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, enviou na quarta-feira (23) ao ministro Nunes Marques recurso da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a decisão do próprio Marques que suspendeu trecho da Lei da Ficha Limpa — ele retirou o trecho que trata do prazo de inelegibilidade do político condenado.
PGR recorre da decisão de Nunes Marques que suspendeu trecho da Lei da Ficha Limpa
E na terça (22), a Polícia Federal cumpriu na terça-feira (22) mandados de busca e apreensão em Mato Grosso para investigar ameaças a ministros do Supremo Tribunal Federal e seus familiares. A Operação Shield foi autorizada pela Justiça Federal de Mato Grosso e teve como objetivo reunir elementos sobre um investigado no município de Paranatinga (MT).
Eleição na Câmara
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anuncia o apoio à candidatura do deputado Baleia Rossi (MDB-SP)
GABRIELA BILó/ESTADÃO CONTEÚDO
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e líderes de partidos que compõem o bloco formado para disputar a presidência da Casa anunciaram a candidatura do deputado Baleia Rossi (MDB-SP) para o comando da Câmara. A eleição que definirá a nova Mesa Diretora da Câmara está marcada para 1º de fevereiro. O candidato do bloco de Maia enfrentará o deputado Arthur Lira (PP-AL), que tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro.
Andréia Sadi: Dilma e Haddad pressionam contra MDB, e PT racha sobre candidato de Maia

Desmatamento
Na quinta-feira (24), a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o presidente Jair Bolsonaro e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, prestem informações sobre os dados anuais do desmatamento as medidas adotadas pelo governo na área.
A decisão da ministra foi tomada numa ação apresentada pela Rede Sustentabilidade. O partido aponta omissão do governo na política de preservação ambiental e pede que o Supremo determine medidas concretas para o controle do desmatamento.
Na sexta (25), Bolsonaro negou ao STF que o governo tenha sido omisso no combate ao desmatamento. “Não há qualquer omissão federal, posto a grande quantidade de atos em defesa do meio ambiente já adotados”, destacou o documento elaborado pela Advocacia-Geral da União.
Filho do presidente
Eduardo Bolsonaro em foto de 2019
REUTERS/Adriano Machado
A Procuradoria-Geral da República (PGR) abriu apuração preliminar para analisar o pagamento em espécie feito pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) na aquisição de dois apartamentos na Zona Sul do Rio, entre 2011 e 2016. A abertura da apuração preliminar foi informada ao STF pelo procurador-geral da República, Augusto Aras. Segundo o despacho, a PGR vai verificar se há elementos que justifiquem a abertura de uma investigação formal.
Flávio Bolsonaro renuncia ao cargo de terceiro secretário da Mesa do Senado
Mendonça prega ‘independência’ na apuração de suposta ajuda da Abin à defesa de Flávio
Acordo comercial pós-Brexit
Quase um ano depois do anúncio do Brexit, Reino Unido fecha acordo comercial com a UE
A União Europeia e o Reino Unido finalizaram, na quinta-feira (24), após 11 meses de negociações, o acordo comercial que vai determinar como serão as relações após o Brexit — a saída dos britânicos do bloco. O acordo começa a valer em 1º de janeiro. Antes, precisa ser ratificado tanto pelos parlamentos dos 27 países da UE como pelos britânicos.
O Reino Unido deixou oficialmente a UE em 31 de janeiro de 2020, mas continuou aplicando suas normas durante um período de transição que terminou em 31 de dezembro. O acordo deve ser favorável às exportações brasileiras, avaliam analistas.
📈 Economia
Em novembro, Brasil registrou 1.532.189 contratações e 1.117.633 demissões
Agência Brasil
O Brasil gerou 414.556 empregos com carteira assinada em novembro, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados na quarta-feira (23). Esse resultado é a diferença entre as contratações e as demissões. Em novembro, o país registrou 1.532.189 contratações e 1.117.633 demissões.
Já segundo o IBGE, o desemprego diante da pandemia do coronavírus bateu novo recorde em novembro. Segundo o levantamento, o Brasil encerrou o mês de novembro com um contingente de 14 milhões de desempregados, aumento de 2% frente a outubro (13,8 milhões), e de 38,6% desde maio (10 milhões), quando começou a série da pesquisa.
Controle da inflação depende de atuação do BC nos primeiros meses de 2021, dizem economistas
IPCA-15: prévia da inflação oficial sobe 1,06% em dezembro e fecha 2020 em 4,23%
Importação de carne de porco pela China cresce 44% em novembro na comparação anual
Temporal em Santa Catarina
Corpo de Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio fazem o resgate de vítimas da enxurrada em SC
Corpo de Bombeiros Voluntários/Divulgação
Vinte e uma pessoas morreram em decorrência das enxurradas no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Presidente Getúlio registrou 18 mortes. Em Rio do Sul, dois moradores morreram, e em Ibirama o corpo de outra pessoa foi localizado. O último corpo, de um idoso de 87 anos, foi encontrado pelos bombeiros na terça-feira (22).
Bolsonaro sobrevoa áreas atingidas por chuva em SC
Cerca de 100 bombeiros, entre voluntários e militares, estiveram envolvidos nos trabalhos de buscas. Eles prestaram homenagem às vitimas na quarta-feira (23), e refizeram a decoração de Natal em Presidente Getúlio.
Feminicídio no Rio
Ex-marido preso em flagrante pela morte de juíza fica em silêncio na delegacia
Reprodução/TV Globo
Um crime bárbaro na noite de Natal. A juíza Viviane Vieira do Amaral Arronenzi, de 45 anos, foi assassinada a facadas pelo ex-marido na frente das três filhas do casal. O engenheiro Paulo José Arronenzi foi preso em flagrante, e na sexta (25) teve a prisão temporária convertida em preventiva. O assassinato foi registrado em um vídeo que circulou em redes sociais. Na gravação, as crianças pedem ao pai que pare de golpear a juíza. Para a polícia, o engenheiro premeditou o crime.
Fux diz que crime foi ‘covarde’ e defende medidas contra feminicídio
Em SC, mulher é assassinada pelo ex na frente da família
Maradona
Maradona durante coletiva em Munique, Março de 2010
REUTERS/Michaela Rehle/File Photo
Os resultados da perícia toxicológica de Maradona não registraram drogas ilegais ou álcool, segundo publicaram vários veículos argentinos na terça-feira (22). A autópsia do ex-jogador argentino — que morreu aos 60 anos no dia 25 de novembro — apontou, porém, substâncias encontradas em medicamentos psicofármacos usados contra ansiedade e depressão.
Veja a trajetória de Diego Armando Maradona em FOTOS
VÍDEO: crônica de Armando Nogueira sobre Maradona na Copa de 1986
🐍 Cobra no galinheiro
Produtor rural encontra sucuri dentro de galinheiro em MS
Um produtor rural de Bandeirantes, a 72 quilômetros de Campo Grande, em Mato Grosso, levou um susto ao encontrar uma sucuri dentro do galinheiro de sua propriedade. Segundo Guilherme do Carmo, ele precisou da ajuda do pai para recolher o animal em um balde e o devolvê-lo à natureza, em um local afastado da fazenda.
Webstories: veja os bichos que deram o que falar em 2020
🎄Natal na pandemia
Pessoas fazem compras de Natal em Berlim em meio a restrições na Alemanha para a Covid-19 em foto de 23 de dezembro de 2020
Foto: Hannibal Hanschke/Reuters/Arquivo

Na tentativa de conter o aumento no número de casos de coronavírus, diversos países adotaram medidas de restrição durante as festas de Natal, que aconteceram com toque de recolher em alguns dos países mais afetados pela pandemia.
Para quem não abre mão de celebrar as festas, a recomendação dos especialistas é se reunir apenas com pessoas que já moram na mesma casa. “O núcleo que já está em contato todo dia representa, obviamente, um risco menor”, destaca o infectologista Jamal Suleiman.
Na gastronomia, a inovação deste ano veio de um comerciante do interior de São Paulo, que apostou em um panetone de cachorro-quente para o Natal deste ano. Salsicha, batata palha e cream cheese são alguns dos ingredientes utilizados no recheio.
Panetone de cachorro-quente é preparado por comerciante de Rio Preto (SP)
André Modesto/TV TEM
Moradores de SC adaptam tradição do ‘Papai Noel do Mato’
Famílias adaptam festas, e especialistas indicam como reduzir os riscos da Covid
Papai Noel exibe mensagens sobre a pandemia em tanque com animais marinhos
Catedral de Notre-Dame tem concerto de Natal
Veja como fazer ligações em vídeo para várias pessoas ao mesmo tempo
Webstories: Veja as decorações de Natal pelo mundo
Mensagens de fim de ano
O Papa Francisco faz seu tradicional discurso Urbi et Orbi no dia de Natal para a cidade e o mundo virtualmente de dentro do Salão das Bênçãos no dia 25 de dezembro
Mídia do Vaticano/reprodução via Reuters
O Papa Francisco pediu em sua mensagem de Natal na sexta-feira (25) que as nações compartilhem as vacinas contra Covid-19. Ele disse que a pandemia não conhece fronteiras e que as nações não podem construir muros.
“Neste momento da história, marcado pela crise ecológica e graves desequilíbrios econômicos e sociais agravados pela pandemia do coronavírus, é tanto mais importante que nos reconheçamos como irmãos”, disse o Papa.
Francisco entregou sua mensagem tradicional “Urbi et Orbi” (Para a cidade e para o mundo) de um púlpito dentro do Vaticano, em vez de fazer o pronunciamento da varanda central da Basílica de São Pedro diante de dezenas de milhares de pessoas. O pontífice também celebrou a Missa do Galo no Vaticano com participação limitada do público devido à Covid-19.
Rainha Elizabeth
Rainha Elizabeth II faz tradicional pronunciamento de Natal
No tradicional pronunciamento de Natal, a rainha Elizabeth II disse que tudo o que muitas pessoas querem na data é um simples abraço. A monarca lembrou que o momento é difícil para quem perdeu entes queridos devido à pandemia de Covid-19 e também para aqueles que foram separados por medidas de isolamento social (veja no vídeo acima).
“É claro que para muitos esta época do ano será tingida de tristeza; alguns lamentando a perda de seus entes queridos, e outros perdendo amigos e familiares distanciados por segurança. Tudo o que realmente querem no Natal é um simples abraço ou um aperto da mão”, disse Elizabeth.
Jair Bolsonaro
Presidente Jair Bolsonaro e primeira-dama, Michelle, em vídeo de pronunciamento de Natal
Presidência da República/Reprodução
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento em cadeia de rádio e TV acompanhado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, na noite de quinta-feira (24). Bolsonaro agradeceu o trabalho dos profissionais de saúde e disse se solidarizar com as famílias que perderam entes queridos durante a pandemia. O presidente não falou sobre vacinação ou sobre a manutenção de estratégias de isolamento e combate à disseminação da Covid-19.
“Agradeço e reconheço o empenho dos nossos profissionais de saúde que continuaram exercendo suas atribuições”, declarou Bolsonaro.
Bolsonaro assina indulto de Natal e repete perdão da pena a policiais condenados por crimes culposos
No espaço
VÍDEO: Aproximação entre Júpiter e Saturno no céu poderá ser vista a olho nu
Júpiter e Saturno, os dois maiores planetas do sistema solar, se alinharam na segunda-feira (21) em um evento raro, conhecido como “Estrela de Belém”, “Estrela de Natal” ou “grande conjunção”. O fenômeno visível a olho nu não acontecia desde a Idade Média.
Nasa divulga detalhes sobre pouso de sonda em Marte
Webstories: conheça o planeta onde chove pedra e os ventos são supersônicos
Retrospectiva 2020
Retrospectiva 2020: veja os crimes que marcaram o ano
No ano da pandemia que parou o mundo e o país, episódios de extrema violência chamaram atenção do Brasil. Casos que envolveram homens, mulheres, crianças e famílias inteiras. Entre as vítimas, nomes como João Pedro, Miguel, Isabele, Cadu, João Alberto. Relembre os casos.
As 100 declarações mais polêmicas, emblemáticas e inusitadas
Na lista da músicas que marcaram 2020, teve batida de panela pernambucana e “pop de quenga” no carnaval. Na quarentena, disco-music nostálgica e funk juvenil para dançar em casa. Já nas séries, fomos da comoção com Baby Yoda aos jogos emocionantes de xadrez.
Veja top 10 de filmes, músicas, séries e games mais marcantes
Top 10 séries de TV
Dica da semana
Alok lança novo single com remix do cantor Lenine
Divulgação/Gabriel Wickbold
Uma das músicas mais populares do cantor Lenine ganhou uma nova versão. O DJ Alok remixou a canção “Paciência”, inspirado nos tempos de isolamento social da pandemia do novo coronavírus. Leia a nota completa do colunista Mauro Ferreira.
‘Soul’ dá belo golpe na alma do público com final aberto raro entre filmes da Pixar
Viralizou
Luísa Sonza, Anitta e Pabllo Vittar fazem parceria em “Modo Turbo”
Reprodução/Instagram
A música “Modo Turbo”, de Luísa Sonza, Anitta e Pabllo Vittar, bateu recordes no streaming nas primeiras horas após seu lançamento. A faixa é composição de Luísa em parceria com Rafinha RSQ, Arthur Marques e Diego Timbó.
A parceria entre as cantoras foi divulgada na noite de segunda-feira (21) e o clipe conseguiu somar mais de 10,6 milhões de views em menos de 48 horas no ar. Nas primeiras 24 horas, “Modo Turbo” também ficou em primeiro lugar nas plataformas de streaming Spotify BR, Deezer BR, Apple Music BR e Amazon Music BR. A música também atingiu as marcas de maior lançamento da história nas primeiras 24 horas no Spotify Brasil; e maior lançamento de música 100% em português nas primeiras 24 horas no Spotify Global

Adicionar aos favoritos o Link permanente.